Castanhas e Nozes no Natal e Ano Novo

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

Feliz Natal e Ano Novo repletos de castanhas e nozes.

Comer castanhas e nozes no Natal e Ano Novo é quase uma tradição na mesa de muitos Brasileiros.

Na verdade esse costume está presente em vários países do mundo e há várias histórias que tentam explicar essa tradição.

Dizem que estes frutos representavam a humildade, por serem frutos muito importantes (nutritivos) e estarem dentro de uma dura casca, como Jesus veio ao mundo, o ser Deus, na forma de uma frágil criança.

Para os Romanos, esses alimentos eram como símbolos: ter avelã a mesa significava que naquele lugar não haveria fome, as nozes, por sua cor, representava riqueza e prosperidade e as amêndoas protegeriam os homens dos males das bebidas.

O hábito de comer castanhas na ceia do natal foi trazido ao Brasil por imigrantes europeus católicos que na Europa preparavam e serviam bolos e outras preparações a base de castanhas aos peregrinos após a missa do Galo, na noite de Natal.

As nozes, como as amêndoas, as castanhas e o pistache são frutos vegetais, com importantes propriedades nutricionais e são chamados de oleaginosas.

Sabemos que são ricos em gordura de boa qualidade, contendo minerais, vitamina E, fotoquímicos, além de serem fonte de proteína e fibra dietética. São considerados alimentos funcionais que além de alimentar previnem contra doenças.

As proteínas formam células do corpo, construindo a massa muscular, além de sangue, cabelos, unha, enfim todas as partes do nosso corpo.

Os fotoquímicos e a Vitamina E oferecem efeito protetor contra câncer, além de diminuir a proliferação destas células tumorais em pessoas com a doença.

Os fotoquímicos e as fibras dietéticas diminuem a absorção de colesterol, ajudando a prevenir e tratar doenças cardiovasculares tem efeito hipocolesterolêmico.

Os minerais, como o selênio, fortalece o sistema imunológico, protege contra o envelhecimento e age no funcionamento da tireoide. Está presente principalmente na castanha do Pará.

Magnésio – outro mineral importante, ajuda a controlar a pressão além de diminuir efeitos da tensão pré-menstrual.

O cálcio previne e trata a osteoporose, além de outras funções importantes e está presente principalmente na avelã e no pistache.

Pequenas quantidades diárias fornecem todos esses benefícios a saúde, bastam a ingestão de 3 a 8 unidades por dia, dependendo do caso e do fruto.

Todos sabem que são alimentos muito calóricos (que engordam), possuindo em média 600 calorias em 100g, sendo o pistache o menos calórico. Se consumidos sem exageros não serão os vilões da dieta. Caso exceda com estes alimentos, lembre-se que caminhar consome em média 5 calorias por minuto, se comer 100g de nozes então precisará caminhar  120   minutos para gastar essas calorias.

A todos os leitores, desejamos que tenham uma Ceia de Natal muito nutritiva em todos os sentidos e com muitas “calorias” nos abraços e nos sonhos para o ano que está para chegar.

Edina Aparecida Tramarin Trovões

Nutricionista – CRN 3- 1579

e-mail:[email protected]

Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta