Sucos no verão ajudam a emagrecer ou engordar?

por Edina A T Trovões

Para saber se sucos ajudam a emagrecer ou engordar, é importante conhecer melhor os tipos de sucos que existem e escolher aquele que traz benefícios à saúde. Apesar de similares, há muita diferença entre suco de frutas natural, polpa de frutas, néctar e refresco, tanto na definição quanto na composição e nos efeitos que causam ao corpo.

O certo é prestar atenção ao tipo de suco e a quantidade ingerida em todas as estações do ano. Como no verão o consumo é maior, logo a preocupação também deve ser maior.

Nas prateleiras dos supermercados existem uma variedade enorme de sucos de frutas prontos para beber, quer seja integral concentrado, polpa, néctar ou refresco e são todos conhecidos como sucos industrializados, diferente dos sucos naturais preparados a partir da fruta natural sem adição de qualquer substancia.

Suco é mais concentrado, integral, natural, com 100 % de fruta. O ideal seria beber sem acrescentar açúcar. Se for industrializado pode conter açúcar (10 g açúcar para cada 100 ml do suco).

Os sucos preparados com polpa de frutas contem em torno de 35% de fruta, enquanto que o néctar contém de 20 a 30% de fruta, já os refrescos contem de 2 a 10% de fruta, e não são obrigados a conter fruta in natura, e neste caso devem possuir a expressão “artificial”.

O Ministério da Agricultura brasileiro obriga os fabricantes a registrarem no rótulo se a bebida é suco integral (com ou sem adição de açúcar), polpa, néctar ou refresco e a composição dos mesmos. No rótulo nutricional preste atenção na quantidade de açucares, esses fazem engordar, cada copo pode conter 20 g de açúcar, faça as contas: se beber 3 copos/dia no final do mês terá ingerido 1,8 quilo de puro açúcar.

O consumo diário de sucos industrializados com açúcar irá fazer o corpo ganhar peso e facilitar o aumento dos triglicérides no sangue. Pessoas obesas, diabéticas, com triglicérides alto, gestantes e crianças menores de 10 anos devem evitar o consumo desses sucos.

Quando pensar em sucos para emagrecer, diminuir o colesterol, desintoxicar o corpo, oferecer antioxidantes, então deve se pensar apenas em sucos de fruta natural, recém-preparado, coado ou não e sem adição de açúcar. Pode-se preparar com uma ou mais frutas e acrescentar outros vegetais como berinjela, couve, salsinha, gengibre ou chia entre outros, e os benefícios são imensos.

O consumo diário de frutas é essencial para que o corpo receba uma variedade de vitaminas, fitoquímicos, antioxidantes e fibras e, desta forma, manter o equilíbrio entre os nutrientes e suas funções que, dentre elas, está o controle da fome e do peso.

A ideia é otimizar os benefícios para a sua saúde e para o controle de peso, assim procure variar as frutas escolhendo cores diferentes e beba o suco em horários diferentes.

Esse consumo pode ser na forma de suco ou mesmo comer a fruta propriamente dita, mas deve-se respeitar a quantidade ideal para que tudo funcione bem.

Consumir de três a cinco porções diárias bastam para atender todas as necessidades, os excessos de vitaminas acabam sendo eliminadas pela urina e as calorias ficam armazenadas, o que pode até significar ganho de peso.

Cuidado: sucos de frutas podem ajudar a emagrecer, mas os excessos engordam! Saiba que uma porção equivale a mais ou menos 100 g da fruta (exceto o abacate)

Aproveite o verão emagrecendo!

Edina Aparecida T. Trovões

Nutricionista CRN3-1579

e-mail:[email protected]

Foto de Capa: Pexels

Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta