Biomassa de Banana Verde

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

Ideal para controle peso, diabetes, redução gorduras no sangue e prevenção câncer intestino.

A biomassa de banana verde é um alimento funcional, ou seja, promove benefícios a saúde além de sua função básica, com as mesmas propriedades das fibras alimentares.

Trata-se de um purê, obtido a partir do cozimento da banana verde,que não possui gosto e, portanto, não muda o sabor dos alimentos ou preparações em que estará sendo adicionada, além de acrescentar vitaminas e sais minerais.

Ela possui um amido resistente à ação das enzimas digestivas e que não é absorvido pelo intestino, porém, graças à sua presença no sistema digestivo, têm-se benefícios nutricionais e metabólicos importantes:

  1. Redução peso

Este amido, não digerido no estomago, ocupa parte de seu conteúdo, aumentando a sensação de saciedade e diminuindo a ingestão de outros alimentos, essencial para redução e controle peso. Para quem tem “fome noturna” o ideal seria consumi-la à tarde ou noite.

  1. Controle diabetes

Alimentos ricos em fibra e/ou que apresentam baixa velocidade de absorção são importantes para o controle glicêmico de pessoas com diabetes. A biomassa de banana verde apresenta essas duas características diminuindo as taxas de glicose e a resposta insulínica pós-refeição.

  1. Redução absorção de gorduras pelo intestino

Pessoas que consomem regularmente biomassa de banana verde apresentam menores taxas de colesterol e triglicérides, provavelmente pela redução na absorção de carboidratos e açucares além de sua ação como fibra alimentar que reduz a absorção de gorduras pelo intestino e facilita a eliminação de sais biliares que são ricos em colesterol.

  1. Prevenção de câncer no intestino, regulando a prisão de ventre

A biomassa oferece nutrientes para as bactérias benéficas do intestino grosso, aumentando a presença delas e diminuindo a quantidade de bactérias causadoras de doença. Essas bactérias benéficas produzem o alimento para as células do intestino, que uma vez “bem alimentadas” irão funcionar regularmente evitando a prisão de ventre ou constipação intestinal prevenindo o câncer de intestino.

  1. Substituto de farinhas em receitas para pessoas com sensibilidade ao glúten

Pessoas que não podem ingerir glúten, presente na farinha de trigo, aveia, centeio e cevado, podem se beneficiar duplamente com essa biomassa. Ela pode substituir a farinha em várias preparações, como: bolo, brigadeiro, biscoitos.

Para conseguir esses benefícios, o recomendado é o consumo diário de 1 até 2 colheres de sopa/ dia. Pode ser utilizada em várias preparações como: patês, molhos, cremes, coberturas, no feijão, batido com leite e frutas, com iogurte e bolos.

 Receita biomassa da banana verde

  • 12 bananas verdes (prefira as orgânicas)
  • Água em quantidade suficiente para cobrir as bananas

Preparo

  1. Lave as bananas verdes com água e esponja. Não retire os talos.
  2. Coloque-as em uma panela de pressão com a água e leve ao fogo.
  3. Quando começar a chiar, deixe cozinhar por 10 minutos e desligue o fogo. Deixe a pressão sair naturalmente.
  4. Escorra a água, coloque as bananas – com ou sem as cascas – para bater no liquidificador até obter uma massa homogênea (pode ser necessário um pouco de água quente).
  5. Coloque a massa em formas de gelo e congele ou em um pote de vidro na geladeira por até 7 dias.

Edina Ap.T.Trovões

Nutricionista CRN3-1579

E-mail: [email protected]

Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha

Foto de Capa – Pexels

 

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta