A primeira vez em um estádio de futebol aos 84 anos

por Mª Aparecida Costa

Foi uma surpresa para a família quando nossa mãe, já com filhos adultos, passa a se envolver com futebol, se fortalecer como torcedora do Palmeiras por influência de um dos filhos e dos netos. Aos poucos fomos aprendendo a vê-la acompanhar os jogos pela TV, conhecendo os jogadores, sofrendo com as derrotas e vibrando com suas vitórias.

Muito próximo dos seus 84 anos, os netos se organizam para levá-la ao Allianz Parque e assistir o jogo pela primeira vez em um estádio. A idéia foi do Marcelo que começou a pensar nisso há uns 3 anos quando via a presença de pessoas mais velhas nos jogos. O Gustavo, quando viu que o jogo seria contra um time pequeno, reacendeu a ideia e comprou os ingressos para a mesma semana. Tivemos uma grata surpresa quando ela aceita entusiasmada.

Muitas vezes imaginei como seria assistir o jogo ao vivo, mas tinha medo de briga. Quando os netos me convidaram e garantiram que era um jogo tranquilo eu topei na hora. (D. Arlete, 84 anos)

Foto 1 – Gustavo, Patrícia, Beatriz, Isabela e Marcelo com a avó

Foto 2 – Beatriz, Gustavo e Marcelo com a avó

Na caminhada de 2 km para o estádio [que D. Arlete aguentou mais que os netos] a avó, numa mistura de orgulho e timidez, falava para todos no caminho:

É o meu primeiro jogo e esses são meus netos… será que vão olhar pra mim e dizer o que essa velha tá fazendo no estádio?

Ela imaginava o que as pessoas diriam porque ela própria estava um tanto constrangida. À medida que iam se aproximando do estádio, e encontravam pessoas da faixa de idade dela o Marcelo abordava todos, apresentava a avó e dizia:

Olha… é a primeira vez dela no estádio. As pessoas se encantavam, tiravam fotos e ela ia ficando mais a vontade. (Isabela e Gustavo)

Foto 3 –  D. Arlete e outra torcedora

Como é importante sonhar e ousar em seus sonhos… sonhos que nascem do amor agregam, unem e se expandem envolvendo outras pessoas. A emoção e alegria em sua realização deixa de ser individual e passa a ser coletiva, todos nós vivenciamos esse momento, mesmo não indo ao estádio.

Gratidão à vocês netos e netas amados pela expressão e realização desse sonho!! Parabéns à D. Arlete, nossa mãe que não se intimidou com preconceitos ou limites de idade e subiu confiante as extensas escadarias do estádio para vivenciar um dos momentos mais marcantes em sua história e na história de nossa família!!

Foto 4 – D. Arlete com o mascote do time [e feliz com o pirulito que ganhou]

Quando ela entrou no estádio ficou deslumbrada com sua beleza. Já tinha iniciado o Hino Nacional e o Marcelo cantava junto o Hino do Palmeiras. Ela não continha as lágrimas. Subiu as escadas chorando… (Gustavo, Isabela e Patrícia)

Foto 5 – Marcelo, Patrícia, Beatriz e Isabela na foto com a avó

A vovó chorou com o gol!! Foi um dos dias mais felizes para o Marcelo. E para mim estar junto com os primos foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida!! (Isabela)

A verdadeira coragem é ir atrás de seu sonho mesmo quando todos dizem que ele é impossível.

Cora Coralina

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta