Como não engordar comendo um docinho por dia

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

Comer um docinho por dia e não engordar. É possível?

Sim, é muito possível!

Todos os alimentos fazem parte de uma alimentação saudável e balanceada e não é verdade a alegação que uma alimentação prazerosa não é saudável e que tudo que engorda é proibido. O balanço está na quantidade que se consome.

Saber que um alimento não é proibido ajuda, inclusive a evitar aqueles episódios de longa privação e quando aparece a vontade incontrolável de comer um doce ou similares acaba-se exagerando na quantidade.

O açúcar e os doces que o contém podem estar presentes na alimentação do dia a dia. Eles fazem parte do grupo dos alimentos energéticos, que são responsáveis por fornecer energia/calorias para as atividades diárias do corpo e se não ultrapassar 30 g/dia (açúcar) ou em torno de 100 Kcal/ dia (doces, chocolate, sobremesas, sucos, etc) não estarão afetando o controle de peso.

Guarde essa informação: 30g de açúcar/dia são aproximadamente 6 colheres rasas de chá OU pode-se trocar o açúcar por um doce e nesse caso a quantidade varia de acordo com os ingredientes do doce.

Doces contendo em média 100 Kcal:

Algodão doce= 30 g

Arroz doce=2 colheres sopa

Bananada = 30 g

Bomba de chocolate pequena (40 g)

Brigadeiro 20 g ( uma unidade)

Cocada =15 g

Canjica = ½ xicara de chá

Creme de amendoim (tipo “amendocrem”) = 1 colher de sobremesa

Chocolate= 20 g

Creme de avelã “Nutella”= 1 colher sobremesa rasa

Goiabada cascão =1 fatia fina de 20 g

Doce de abóbora = 35 g

Doce de leite caseiro= 1 colher sobremesa rasa

Cocada branca = 1 colher de sopa 15 g

Farofa doce = ½ colher de sopa

Marrom glace = 1 fatia pequena de 40 g

Mel = 1 ½ colheres de sopa

Paçoca de rolha= 1 unidade de 20 g

Pé de moleque = 1 unidade de 20 g

  • Prefira comer doces no período da manhã ou como sobremesa no almoço, assim você terá o dia inteiro para gastar essas calorias.
  • Evite os alimentos diets, em geral contem mais gordura que a versão tradicional.
  • Ao comer um pedaço de doce, procure mantê-lo o maior tempo possível na boca, assim você conseguirá sentir melhor o sabor dos seus ingredientes e assim aumentar o nível de saciedade.

Sentir culpa quando exagera no consumo de algum doce não ajuda a mudar essa atitude pelo contrario, pode acabar provocando um sentimento de impotência e a sensação de perda de controle que só afetam a autoestima e o controle do peso corporal. O melhor a fazer é estar bem alerta na hora de escolher e comer algum doce e sempre avaliar se “VALE A PENA”.

Ao escolher e ingerir um alimento, estamos diante de uma atividade agradável, mas também fornecendo ao corpo energia e nutrientes.

Só para ilustrar um pouco a frase acima, gostaria de mostrar as 4 leis que rege a alimentação saudável:

  1. Quantidade: deve ser suficiente para atender todas as necessidades do organismo;
  2. Qualidade: deve conter variedade de alimentos.
  3. Harmonia: os diferentes nutrientes devem guardar equilíbrio entre si, em sua qualidade e quantidade;
  4. Adequação: deve ser apropriada às diferentes fases e condições de vida, às atividades, às condições fisiológicas e de doenças.

Edina Aparecida T.Trovões

Nutricionista CRN3-1579

E-mail:[email protected]

Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha

Foto de capa: Pexels

Talvez você também goste...

3 comentários

Avatar
patricia silva 17.ago.2018 - 15:09

comi 4 pacoquinhas, mas minha alimentação todos os dias é super saudável, mesmo assim corro o risco de engordar? sendo 1 x por semana?

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 19.ago.2018 - 16:20

Patricia a nutricionista que escreve para o blog sempre alerta que essas “escapadinhas” não é o problema. Problema é quando a gente faz das escapadas uma rotina, ou seja, quando comemos em excesso todos os dias. Um abraço e volte sempre ao nosso blog. Obrigada por participar, viu 🙂

Responder
Edina A T Trovões
Edina A T Trovões 24.ago.2018 - 16:08

Oi Patricia, adorei a sua pergunta. Desculpe a demora em te dar um retorno. A Maria Aparecida respondeu muito bem a sua dúvida, eu só gostaria de acrescentar que mesmo com uma alimentação saudável o que faz engordar são o total de calorias que se ingere diariamente. Exemplificando, caso precise de 1800 calorias/dia e consuma 2000 Kcal ( mesmo com bons alimentos), a tendencia é ganhar peso ao longo dos meses. Se você está mantendo seu peso, com essa sua rotina atual, então não se preocupe. Como ressaltou a Maria Aparecida, a gente não ganha peso quando come algo mais calórico excepcionalmente, mas sim rotineiramente. E como diz o artigo, na nossa alimentação há espaço para doces e açucares, o importante é a quantidade.Uma paçoquinha (22 g) tem cerca de 110 Kcal, então por que não espaçar mais esse consumo?. Abraços e sempre tire sua dúvidas.

Responder

Deixe uma resposta