Cranberry

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

Já mencionamos a importância do suco de Cranberry em outro post do blog que você consegue acessar clicando nesse link: Prevenção da Infecção Urinária. Depois dá uma passada por lá para ver outras dicas.

Mas fixe-se agora nesse texto onde aprofundamos as propriedades dessa fruta para evitar a infecção urinária e outros problemas de saúde.

O que é Cranberry?

É o fruto vermelho de um pequeno arbusto nativo da America do Norte, pertencente à família das frutas vermelhas berries, com sabor ácido. Pode ser consumido crú ou cozido, mas é mais facilmente encontrado na forma de suco ou passas.

Índios da América do Norte consumiam cranberry quando apresentavam sintomas parecidos com infecção urinária, isso começou a chamar a atenção dos médicos que descobriram a presença de substâncias com potencial para prevenir cistites de repetição, e após vários estudos e testes encontraram outros efeitos benéficos à saúde.

Quais os benefícios para a saúde?

Foi descoberta a presença de proantocianidina, substância capaz de impedir que as bactérias, principalmente a Escherichia Coli, fiquem aderidas na parede da bexiga evitando que uma infecção urinária se instale e até reduzir o número de infecções em pessoas que usam sonda vesical. Não deve ser utilizado como tratamento de infecção urinária, trata-se de um meio de prevenção.

Seu uso vem se difundindo cada vez mais e chega a ser utilizado por pessoas que sofrem de incontinência urinária visando diminuir o odor da urina.

Além da presença da proantocianidinas, o cranberry contém antioxidantes que podem diminuir o risco de doenças cardiovasculares e o aparecimento de câncer.

Devido à capacidade de se fixar a parede celular, a proantocianidina está sendo estudada para prevenir a instalação da bactéria Helicobater pylori na mucosa do estômago e assim evitar o aparecimento deste tipo de gastrite e para barrar a colonização de bactérias nas gengivas prevenindo a placa bacteriana, responsável pela halitose (mau hálito) e a perdas de dentes.

Valor Nutricional

Cada 100 g do fruto fresco contêm 46 calorias sendo rico em nutrientes antienvelhecimento, flavonoides, proantocianidinas, quercetina, contém Vit C, A, potássio, fósforo e fibras.

Um copo de suco de 200 ml pode conter de 90 a 120 calorias dependendo da marca e da adição de açúcar.

Existe contra indicação?

Caso o suco contenha açúcar, deve ser evitado por diabéticos.

Por se tratar de um fruto, com fibras, favorece o funcionamento do intestino e o consumo excessivo pode ser laxante.

Devido à presença de ácido acetilsalicílico, comum em frutos ricos em polifenóis, o consumo de cranberry está orientado a ser usado com cautela por pessoa que usa anticoagulante (ex: warfarina) devido ao risco acrescido de aumentar sangramento. Em 2004, no Reino Unido, seu uso foi desaconselhado. Não houve comprovação científica deste risco em pessoas que consumiam até 250 ml do suco/dia.

Quanto consumir?

Na forma de suco é seguro não ultrapassar 2 copos por dia ( cerca de 480 ml) e se preferir o fruto seco (passas) consumir cerca de 30g/dia.

O suco e o fruto contêm calorias e estas devem fazer parte do total de calorias recomendadas /dia para manter o peso saudável.

Dica do Nutricionista

Aproveite os benefícios desse fruto vermelho e não se esqueça de beber em torno de 2 litros de água/dia, eles são fortes aliados.

Edina Aparecida Tramarin Trovões

Nutricionista CRN3-1579

e-mail: [email protected]

Texto publicado inicialmente na Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta