Páscoa: saiba como escolher alimentos mais saudáveis

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

Semana Santa, na tradição de famílias católicas, é momento de encontros, de confraternização e de… comilança. 

Nessa matéria, a nutricionista Edina A.T.Trovões nos dá várias dicas do que escolher na hora das refeições.

E deixa claro como é possível fazer escolhas de alimentos mais saudáveis sem passar fome e nem ganhar quilos extras!!

Leia para ver!

Páscoa para todos

Desfrutar todos os prazeres da vida é a ordem do momento. Sem dúvida alguma, a semana da páscoa proporciona inúmeras oportunidades para se ter prazeres.

Prazer no encontro com a família, com os almoços da Sexta feira Santa e do Domingo de páscoa e mais ainda em desfrutar as delícias do chocolate, no formato de Ovos de Páscoa.

Tudo isso seria quase perfeito se a gente não tivesse alguns entraves na vida, como: estar mais gorda(o) do que devia (ou queria estar), ter diabetes, ter ordem médica para não comer gorduras, frituras ou carnes ou  sal,  ou ser adolescente e estar preocupado com “os pneuzinhos” e com a saúde da pele, estar gestante e ter que controlar o ganho de peso… Mais isso e aquilo. Isto nos remete a eterna preocupação: e agora o que vou poder comer?

Para cada caso há uma orientação específica, mas vamos falar de algumas dicas básicas e fundamentais sobre nutrição e alimentação que atende a todos e assim cada um poderá desfrutar esses prazeres sem culpa ou conseqüências:

  • Prefira os alimentos integrais, no caso do arroz integral, a fibra presente no grão, diminui a absorção do carboidrato, assim não afeta muito a diabetes e engorda menos, melhora o funcionamento do intestino, ajudando na saúde da pele.
  • Prefira sobremesas a base de frutas in natura, doces preparado com frutas (banana, mamão, maçã, e outros), sorvete de gelo ao invés sorvetes de massa. Deixe o pudim, mouses ou bolos de lado. Neste caso além de se evitar o açúcar, essas sobremesas tem menos calorias e mais vitaminas e fitoquímicos que são substancias que previnem doenças.
  • Capriche na quantidade de salada, verduras e legumes, acrescente grãos como feijão, soja, grão de bico, deixe um pequeno espaço, no seu prato, para o arroz ou para a batata ou macarrão ( é claro que você só irá escolher um deles, no caso de serem servidos os três). Escolha uma pequena ou média porção da carne preparada. Desta maneira seu prato ficará colorido, e equilibrado e com grande chance de atender suas necessidades de nutrientes.
  • Prefira peixe, como opção da carne, rico em omega 3,  previne doenças do coração, melhora os níveis de triglicérides no sangue e estudos mostram que tem bons efeito no combate a depressão, tem ação anti-inflamatória e ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer.No caso de diabetes, ajuda prevenindo danos nos nervos, além de ajudar na elevação do bom colesterol o HDL. Uma dica para adolescentes,  o omega 3 melhora a concentração e a memória, ele faz parte do desenvolvimento do cérebro. È melhor escolher os peixes assados ou ensopados, assim apresentam menos gordura e calorias.
  • Prefira vinho tinto, caso queira uma bebida alcoólica, ele contem substancias que protegem o coração contra doenças cardiovasculares. O consumo leve ou moderado  de vinho tinto reduze o nível de homocisteína no sangue. Os altos níveis desta proteína já foram relacionados a um aumento no risco de doença cardiovascular. Um consumo leve/moderado fica em torno de 100 ml/dia.
  • Deixe os refrigerantes e sucos artificiais fora desta comemoração. Use e abuse dos sucos naturais, água de coco e chás gelado. O chá verde, por exemplo, ajuda a perder peso e contem substancias que previne algumas doenças.
  • Finalmente o chocolate. Sem sombra de dúvida um dos alimentos mais apreciados no mundo inteiro. Rico em calorias oferece a desvantagem de propiciar ganho de peso rapidamente, mas contém inúmeros benefícios a saúde do corpo e da mente.

Ele contem antioxidantes, tipo flavonoide, que protege o coração, talvez diminuindo o desenvolvimento da arterioesclerose, que associado a gorduras saturadas e insaturadas diminuem o triglicérides no sangue e elevam a quantidade de HDL o” bom colesterol”. Vale lembrar que essa combinação de gorduras é benéfica em pequenas quantidades.

O chocolate libera endorfina que proporciona a sensação de bem estar e há quem afirme que se trata de um estimulante do apetite sexual.

O chocolate contem em média 485 cal em um pedaço de 100g (é um pedaço pequeno). Se você derreter 30g e cobrir um pedaço de fruta, terá a sensação de estar comendo um pedaço grande, com muito sabor e menos calorias. Experimente, ficará muito bom com morango,banana ou uva.

Edina Aparecida Tramarin Trovões

Nutricionista CRN3-1579

e-mail: [email protected]

Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha

Foto de Capa : Pexels  

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta