É necessário que continuemos curiosos e dispostos a aprender na pós-modernidade

por Colaboradora Especial
publicado em: atualizado em:

A aposentadoria e o viver depois dos 50 não podem ser sinônimos de falta de atividade que estimulem o pensar. 

Nessa matéria a pedagoga e psicopedagoga Mª de Lourdes C F Cruz aborda a  importância de continuarmos nosso processo de aprendizado.

Leiam!! Vale muito a pena!!

PÓS-MODERNIDADE

As pesquisas atuais continuam afirmando que para preservarmos nossa saúde mental é necessário que continuemos curiosos e dispostos a aprender. No meu caso, como tenho histórico na família de Alzheimer tenho levado a serio essa afirmação, a ponto de me interessar por um assunto que vem ganhando bastante destaque na mídia, a chamada pós-modernidade.

Segundo alguns autores, estamos vivendo na pós-modernidade e esse termo pode ser definido como a época das incertezas, das fragmentações, das desconstruções, da troca de valores. O meu interesse por esse assunto me levou até um programa exibido pela TV Cultura de São Paulo chamado “Terra Dois”.

No programa, a atriz Maria Fernanda e o psicanalista Jorge Forbes discutem um tema atual, seguido de uma dramaturgia sobre o assunto. Num dos episódios foi discutido um tema bastante presente na vida das pessoas com mais de cinquenta anos, a relação dos pais com os filhos adultos.

O programa começa com algumas provocações como, por exemplo, “A vida de uma pessoa cabe numa estante?” “Aposentadoria rima com morte?” “Um pai pode mudar de vida quando o filho está começando a dele?” Ao longo do programa, essas provocações são discutidas e leva o telespectador a enxergar questões como, por exemplo, que os pais precisam continuar tendo desejos, que podem e devem se reinventar, que não devem ser provedores dos seus filhos eternamente e que esses precisam ter a consciência de que precisam aprender a ganhar e guardar dinheiro para seu próprio sustento.

A ajuda que os pais dão para os filhos deve ser temporária e não pode se transformar em uma ajuda permanente. Isso precisa ficar bem claro para os filhos. Vale ressaltar que segundo os idealizadores do programa, Terra Dois e pós-modernidade são a mesma coisa, eles optaram pelo primeiro nome por ser menos acadêmico.

Outro destaque, educação de filhos adultos é um assunto que tem despertado minha atenção, talvez pelo fato de eu também ter dois filhos adultos, portanto pretendo retomar em breve esse assunto.

Foto: Pexels

Nota: Terra Dois é exibido toda terça-feira, às 22h30 pela TV Cultura São Paulo. Os programas que já foram exibidos podem ser vistos também pelo Youtube.

Post escrito por Mª de Lourdes C F Cruz – Psicopedagoga  e pedagoga.

Professora aposentada da Rede Municipal de São Paulo formada em Pedagogia com especialização em deficiência intelectual pela UNICID e Psicopedagoga pelo Mackenzie.

Foto de Capa: Pexels

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta