O vinho na ceia de Natal e Ano Novo

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

O Natal e Ano Novo estão chegando e está na hora de organizar o cardápio das ceias. Você incluiu o vinho? Leia o post enviado pela nutricionista Edina Aparecida Tramarim Trovões, que ajudará a decidir. 

Está imperdível!!

Vinho Tinto na ceia de natal e réveillon. Pode? 

Sim, sem dúvida! E vale a pena ressaltar alguns bons motivos desta escolha:

Quando ingerido em pequenas doses o vinho tem propriedades medicinais comprovadas para prevenção de algumas doenças, além de ser um acompanhamento perfeito para todos os tipos de pratos e indispensável em reunião de amigos, celebrações, jantar a dois. Na culinária deixa qualquer carne e doce muito mais apreciável e em tudo acrescenta um toque de sofisticação.

É difícil escrever sobre a composição exata de um vinho, que varia muito de acordo com a uva, mas na média apresenta as seguintes composições nutricionais, em 100 ml:

 

Tipos de vinho Calorias

 (kcal)

Carboidratos (g) Proteínas (g) Lipídeos

(g)

Vinho branco 68,0 0,8 0,10 0,00
Vinho rose 71,00 1,40 0,20 0,00
Vinho tinto 72,00 1,70 0,20 0,00

Fonte: www.unifesp.br/dis/servicos/nutri

Trata-se de uma bebida muito calórica, com quase nada de proteína e zero de gordura, mas com uma grande riqueza de compostos fenólicos antioxidantes que estão sendo amplamente estudados. O mais conhecido é o Resveratrol que é um polifenol, presente na casca e sementes, produzido pela uva para se proteger contra fungos, vírus e bactérias. Ele tem efeito antibiótico, antiinflamatório e antioxidante, que permanece nos vinhos que são produzidos com as uvas inteiras (Ex: Vinho tinto).

Na verdade o vinho possui mais de 200 componentes bioativos, como: Resveratrol, quercitina, catequinas ,caempferol e miricetina e outros elementos e parece que é a associação deles que torna o vinho favorável à saúde.

Algumas propriedades destes compostos:

  • Inibir a agregação plaquetária: os polifenois dificultam a adesão de placas de gordura nas artérias e a formação de trombos, assim haverá menos risco de um evento coronariano como: infarto ou derrame, além de aumentar o bom colesterol (HDL-C) que é um fator de proteção para o coração.
  • Antienvelhecimento: estudos mostram que o resveratrol, com sua propriedade antioxidante, age na pele e retarda o ciclo normal de envelhecimento.
  • Ação antiinflamatória: a quercetina pode tirar de ação o Fator de Necrose-Kβ responsável por toda a cascata do processo inflamatório que ocasiona dano aos vasos sanguíneos. Lesões nas paredes destes vasos propiciam a formação de trombos.
  • Anticancerígeno: efeito quimiopreventivo contra câncer de mama e colón entre outros.
  • Ação antioxidante: melhoraram a função endotelial, ou seja, do vaso sanguíneo, promovendo a vasodilatação, reduz a pressão arterial diastólica, diminui o colesterol ruim (LDL-C) além de atuar na mielina do cérebro melhorando a memória e prevenindo Alzheimer.

Assim, servir vinho nas festas de final de ano é unir prazeres e cuidados, porém, como o foco é sempre saúde, vale a pena seguir as recomendações do consumo máximo de vinho/dia, que para homens são de 2 doses (250 ml) e para mulheres 1 dose (125 ml). Doses acima deste padrão são prejudiciais e irão causar alguns danos para a saúde.

Lembrar que pessoas com pressão alta, diabetes e gestantes devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Saúde a todos!

Feliz Natal e próspero Ano Novo!

 

Edina Aparecida T. Trovões

Nutricionista CRN3-1579

e-mail: [email protected]

Texto publicado inicialmente em Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta