Como preparar uma Ceia saudável e ainda com propriedades antienvelhecimento

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

Ainda dá tempo de ler essa matéria e rever o cardápio para uma ceia de Natal mais saudável. Texto maravilhoso assinado pela nutricionista Edina A.T.Trovões.

Confira!!

Como preparar uma Ceia saudável e ainda com propriedades antienvelhecimento.

 Preparar a Ceia de Natal é sem dúvida uma tarefa cheia de detalhes que inclui as preferências dos convidados e familiares, as tradições e, agora, na onda do politicamente correto e saudável, por que não pensar em incluir alguns alimentos com propriedades antioxidante ou antienvelhecimento? São estes alimentos que ajudam o corpo a se livrar dos radicais livres (que é o resultante da respiração celular e responsável pelo envelhecimento) e, assim, o mantém mais jovem e saudável.

O rejuvenescimento depende do equilíbrio entre a produção de radicais livres e o fornecimento de antioxidantes.

Saiba que tudo isso é possível!

Quando for montar o cardápio tente seguir a tendência de grandes chefs, que seria servir uma entrada, seguida da salada, depois o prato principal com a guarnição ou acompanhamentos e por último, a sobremesa.

O segredo seria incluir, em cada uma destas preparações citadas, alguns alimentos com propriedades antienvelhecimento e evitar o uso de alimentos inflamatórios (açúcares e alimentos refinados)

A seguir, algumas sugestões que poderiam ser utilizadas:

Peixes- Salmão, atum e truta- fontes de ômega 3, são responsáveis pela hidratação da pele, possui ação anti-inflamatória e protege das alergias, além da ação antienvelhecimento.

Castanhas, nozes e sementes – ricas em selênio, zinco e Vit E, previne e retarda o envelhecimento e contribui para manter a elasticidade da pele. Além disso, o zinco está relacionado com libido.

Frutos vermelhos – mirtilo ou blueberry é uma fonte de juventude, rico em fitoquímicos com ações antiinflamatórias e antioxidante também combate certos tipos de câncer e melhora a imunidade. Melancia e ameixa também possuem antioxidantes.

Alimentos fontes de Vitamina C – laranja, maracujá,  morango, limão, acerola e kiwi , tem ação antienvelhecimento ajuda a formar o colágeno que, por sua vez, atua na elasticidade da pele.

Alimentos fontes de Vitamina A/ betacaroteno – cenoura, abóbora, manga, mamão e tomate. Além de antioxidante colaboram na formação de colágeno, aumenta a imunidade, evita a cegueira noturna e combate a secura da pele..

Vinho tinto – contém resveratrol, um antioxidante potente que também traz benefícios ao coração, ao libido e ajuda no desempenho do cérebro, mas nada de beber exageradamente, 50 ml/dia é o recomendado.

Agora que já se falou dos alimentos e suas propriedades, que tal pensar em incrementar os pratos:

De entrada, faça um mix com nozes, castanhas e frutas secas, sirva sementes de girassol ou abóbora, tomate com queijo de búfala e manjericão, corte cenoura e salsão em formato palito e sirva com azeite.

Na salada, adicione cenoura e abuse das opções de corte, inclua tomate, frutas picadas e polvilhe tudo com sementes de gergelim.

Servir peixe seria uma ótima opção, mas se preferir outra carne procure os cortes magros e incremente com molho de frutas (manga, maracujá ou laranja) e evite as preparações fritas.

Quanto à sobremesa, escolha aquelas que incluem frutas amarelas ou vermelhas. Se possível abuse dos blueberrys  e evite adicionar creme de leite ou leite condensado que nada mais são do que gordura saturada e açúcar em grande quantidade, respectivamente.

Edina Aparecida T. Trovões

Nutricionista- CRN 3- 1579

e-mail:[email protected]

Matéria inicialmente publicada em Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta