Ceia de Natal: com Peru é melhor

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

Vocês sabiam que o perú, além de saboroso, é importante na alimentação e quando associado à outros alimentos nutritivos auxiliam para um bom sono e para a prevenção de câncer de mama e de próstata?

Confira essa e outras informaçõoes nessa matéria escrita pela nutricionista Edina A.T Trovões, a quem agradecemos!

Ceia de Natal: com Peru é melhor

Como Natal sem Peru não é Natal, utilizar esse delicioso alimento na ceia de natal elimina os riscos de violar a dieta e ainda fornece benefícios para a saúde graças a um conjunto de propriedades que possui.

A carne de peru é magra, pobre em gordura saturada quando comparadas com carne vermelha ou carne de porco, é de fácil digestão, rica em B12 e zinco e com outros nutrientes que auxiliam o corpo a atingir resultados que poderiam ser desfrutados, com o consumo regular, durante outros dias do ano.

A carne de peru, assim como de outras aves, ajuda na prevenção do câncer de mama e próstata, na obtenção de um sono com qualidade, na hipertrofia muscular (ganho de massa muscular), é utilizada nas dietas para detoxificação e inclusive nas orientações dietéticas para emagrecimento, diabetes, doenças do coração e para melhorar a imunidade.

Conheça melhor todos esses benefícios e aproveite a ceia de natal para cuidar da saúde.

Prevenção câncer de mama e câncer de próstata

O consumo de carne de peru diminui o risco de desenvolver câncer de mama e câncer de próstata, e quando associado à ingestão diária de frutas, legumes e cereais integrais estes benefícios é potencializado. Estudos mostram que mulheres que tiveram câncer de mama e adotaram uma alimentação baseada nesta orientação viveram mais.

Nutrição e Sono

Carne de peru, com o auxilio dos nutrientes presentes nos cereais integrais, vegetais folhosos verdes escuros, fornece ao corpo humano os nutrientes essenciais à produção de serotonina e melatonina, como o triptofano, necessários para obtenção de um sono com qualidade.

Carne de peru e hipertrofia muscular

O peru é um alimento que possui proteínas de alta qualidade e baixa quantidade de gordura, indispensáveis para o catabolismo celular, ou seja, a formação de tecido.

Quando se pensa em hipertrofia muscular é fundamental pensar em proteínas, mas nem todas são iguais, elas dependem do alimento fonte e seu perfil de aminoácidos que influenciam na biodisponibilidade e assim nos resultados obtidos, por isso é importante procurar consumir proteínas de alta qualidade, como as encontradas na carne de peru.

Detoxificação  

A verdadeira dieta de detoxificação é aquela que elimina os anti-nutrientes da dieta e inclui os alimentos mais saudáveis e livre de gordura trans. Um dos alimentos mais recomendados neste tipo de dieta são as carnes brancas e magras como a carne de peru (preferência assada e sem a pele).

Orientações dietéticas para emagrecimento, diabetes e doenças do coração.

Carne de peru é frequentemente incluída nas dietas que exigem baixo teor de gordura, recomendado para quem precisa perder peso, tem diabetes ou doenças do coração.

Uma fatia média fornece 160 Kcal e menos de 2 g de gordura saturada além de conter vitamina B6, B12, niacina, riboflavina e ácido pantotênico, ferro, zinco, potássio, fósforo e selênio que auxiliam o metabolismo a equilibrar suas funções celulares.

Melhorar a imunidade

Graças à qualidade das proteínas, as vitaminas e o mineral selênio, presentes na carne de peru, esse alimento é capaz de melhorar a imunidade, ou seja, a capacidade de corpo em combater as bactérias e microrganismos que o atacam e causam doença.

Desejo que todos tenham um Natal melhor e um Ano Novo repleto de realizações!

Edina Aparecida T. Trovões

Nutricionista CRN3-1579

e-mail: edina.trovõ[email protected]

Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta