Os benefícios do Cloreto de Magnésio

por Mª Aparecida Costa

Tenho ouvido comentários sobre os benefícios do Cloreto de Magnésio em vários espaços que frequento, principalmente que o uso constante ajuda a quebrar a idéia de que a vida depois dos 50 entra na fase “condor” (com dor aqui, dor alí), ou seja, que em sua ação há um efeito benéfico na musculatura e articulações do nosso corpo.

Diante de recomendações e sugestões desse tema para matéria do blog, pesquisei na internet, conversei com pessoas que o utilizam e profissionais de saúde – médico, fisioterapeuta e farmacêutico. Entre os profissionais de saúde todos referem que não há trabalhos científicos que comprovem os benefícios do cloreto de magnésio, há relatos de melhora das dores para muitos pacientes.  É desejo de todos manter a flexibilidade dos movimentos e ter uma vida sem dor. É qualidade de vida!

Na farmácia de manipulação de medicamentos, a farmacêutica responsável informou:

O Cloreto de Magnésio é procurado por pessoas com diferentes idades, mas principalmente por pessoas com mais de 50 anos com queixas de dor em alguma parte do corpo. Quando retornam para comprar mais e relatam melhora nas dores.

O Cloreto de Magnésio é um medicamento?

Não! É considerado um suplemento alimentar encontrado em vários alimentos. A concentração do Cloreto de Magnésio depende da capacidade do solo e há informações de que no Brasil os alimentos são pobres em magnésio o que justifica a necessidade do suplemento.

Principais Benefícios:

O magnésio regula o metabolismo do cálcio no organismo, fixando onde precisa e retirando o cálcio onde há excesso.

  • O benefício mais relatado tem sido a redução das dores musculares e de articulação, porém há outros descritos: previne infecções; purifica o sangue;  ajuda a eliminar o ácido que se acumula nos rins; previne doenças do coração; reduz os níves de colesterol; é um poderoso anti estresse; previne problemas com hemorroidas.

Há outros benefícios que vale a pena destacar:

  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Previne a osteroporose;
  • Previne a formação de cálculos renais.

Mari, aos 59 anos conta: Tomo há mais ou menos 20 anos. Quando me indicaram eu estava com muitas dores na coluna, quase travada. Foi muito bom para mim!

Está contraindicado para:

  • Pessoas que sofrem de diarréia;
  • Pessoas com doenças renais.

Como usar? 

É encontrado na forma de pó ou cápsulas.

Em cápsula usar a quantidade indicada pelo fabricante.

Na forma de pó: Colocar 33 gramas (equivalente a 2 colheres de sopa) do cloreto de magnésio em um litro de água previamente fervida.  Armazenar em geladeira, em recipiente de vidro. Tomar 2 copinhos de café por dia, 1 pela manhã e outro 1 hora antes de dormir.

Qualquer adição de medicamentos ou suplementos deve ser feito com consentimento do seu médico. Converse com ele sobre o Cloreto de Magnésio.  

Outras pesquisas:

Melhor com Saúde

Amaurisko

Dr. Luiz Moura

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta