Aceitação: a mágica de conviver entre humanos

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Aceitar: palavra fácil de pronunciar e difícil de praticar!

Aceitar não é sinônimo de submeter-se ou resignar-se! Aceitar significa compreender a sua impotência diante das decisões e do movimento de vida de outras pessoas.

Mas compreender e separar a atitude do outro dos nossos sentimentos não é tarefa fácil. As pessoas agem e a gente reage – entristece, magoa, fica envergonhada(o) 🙁 Exemplo disso é quando ouvimos um comentário desagradável a nosso respeito, o parente que bebe e faz cena, a arrogância e competição em locais de trabalho e tantas outras situações que vivenciamos e que nos afeta no dia a dia.

Há situações simples em que nos deparamos com o mal humor de uma pessoa e sem perceber nos envolvemos naquele clima pesado… dai passa o dia sem saber onde captamos tal energia!  É, há momentos em que a gente perde a guarda e mistura tudo… não consegue se isentar e interioriza emoções que é do outro e à ele compete resolver.

Aceitar significa olhar para o outro com amor e tolerância! É pensar que o que acho certo ou errado, natural ou estranho depende dos valores que desenvolvi na vida. É perceber que o outro compreende o mundo de outra forma. É procurar não trazer para si as consequências de atos alheios, permitindo que as pessoas assumam suas responsabilidades e consequências … mas também não julgar ou condenar. Se o amigo está de mal humor, não preciso ficar do mesmo jeito, nem me ofender porque ele está de cara “amarrada”, mas posso olhar com tolerância e respeito pela insatisfação dele naquele momento.

Aceitar significa compreender a você mesma (o), valorizar as coisas que aprendeu e tentar manter a vida nesse rumo, olhando para a atitude do outro como atitude do outro. Simplesmente assim!!

Mas também não significa dizer AMÉM. Aceitar implica em prestar atenção em seu interior e preservar aquilo que é importante para você mesma (o). E para isso precisamos conhecer nossos limites, saber identificar o que de fato nos fere e conseguir dizer: Opa… desse jeito não!! Especialmente quando envolve situações de violência, seja ela qual for!

Compreender realmente a forma como me relaciono com as pessoas implica em encarar o auto conhecimento e o desenvolvimento da auto estima. Implica em poder preservar a alma do sofrimento alheio e conseguir me solidarizar com as situações vivenciadas pela pessoas com quem convivo.

Para algumas pessoas esse processo parece ser mais fácil. Para mim, é um exercício diário, mas que vale muito a pena! E para você?

Talvez você também goste...

2 comentários

Avatar
Auxiliadora 31.jan.2016 - 09:51

É de fato muito difícil aceitar aquilo que não nos agrada, pois é muito comodo vir tudo pronto. Hoje vivemos em um mundo em que solidadriedade, amor, respeito, compreensão, dialogo, ouvir, ficaram para trás, então só nos resta fazer um esforço tremendo para que não continuemos reproduzindo aquilo que está arraigado em nós.

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 01.fev.2016 - 08:02

E nós mesmos sofremos essa ausência de humanidades!Prazer em vê-la por aqui, menina!!

Responder

Deixe uma resposta