O Dia do Casamento do(a) filho(a)

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Vamos ter um papo sério? Tem algum filho casado? Então, diz aqui para mim: Como você se sentiu no casamento da sua filha ou filho?

É uma data especial! Momento em que se celebra o casamento de um filho…. e uma série de preparativos antes da cerimônia vão manter mãe do noivo e mãe da noiva ocupados demais para pensar em qualquer coisa.

A cerimônia é sempre muito linda! Emocionante… Os noivos vão para a lua de mel e você volta para casa. Você não diz nada, muitas vezes nem tem a percepção do que está dentro do seu coração. Nos primeiros dias se sente meio apática, sentimentos embotados. Depois esses sentimentos começam a aparecer de forma mais clara. Você está iniciando o processo de elaboração.

Você não é o foco… Claro que não! O foco são os filhos que celebram o amor, a vida e apostam no casamento e no futuro. E você está muito feliz e orgulhosa… É claro que sim!

Mas… como explicar esse sentimento escondidinho de desamparo? É egoísmo pensar nele?

Em uma sociedade onde as mulheres aprendem que os valores femininos estão fincados na família e na maternidade você, no mínimo, sente o vazio da perda do papel social mais importante na nossa cultura: o de ser mãe cuidadora.

Muitas mulheres entram em estados mais sérios de tristeza, chegando a se deprimir, outras negam e embotam seus sentimentos e ai parece que você está sozinha no mundo com seu “lutozinho egoísta”. E se te perguntarem como foi, você vai dizer apenas: Foi ótimo!!

Mas… deve haver um meio termo aqui também, onde os sentimentos possam ser expressos de forma transparente. Do lado dos pais e do lado dos filhos.

Dizer que você está feliz por seu filho(a) é uma verdade… mas reconhecer que seu coração está pesado de saudades também é verdade!

Saudades até das coisas que passamos anos reclamando 🙂 Saudades do barulho, da bagunça, das calças esquecidas ao avesso no chão do quarto. De quando eram crianças e você os colocava para dormir com o pijaminha de urso.

Conversar sobre esses conflitos, reconhecer, valorizar e trazer à tona os sentimentos que vamos descobrindo a medida que os filhos crescem… sem se sobrepor aos sentimentos dos filhos, sem impedí-los de crescer e seguir a própria vida é o grande objetivo desse blog.

E reaprender outros significados para sua existência. Reorganizar sentimentos e valores, observando outros aspectos da sua vida, que muitas vezes foram deixados de lado enquanto os filhos cresciam.

E dai a gente descobre como é bom “viverdepoisdos50” … como é possível fazer coisas que vão nos deixar felizes. E visitar o filho ou filha que sente saudades e que também está se adaptando a essa nova fase da vida.

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta