Você Toma Remédios por Conta Própria?

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

De médico e de louco todos nós temos um pouco!

Esse ditado popular é  muito conhecido em nossa cultura e ao mencioná-lo já conseguimos pensar em uma das possíveis razões que levam as pessoas a se automedicarem. “…Sei o que tenho e sei o que preciso tomar para melhorar…” “… É só uma dor de cabeça … nem precisa ir ao médico para ver isso…”.

Mas a crença em saber muito sobre a própria saúde não é a única razão para a automedicação. Há várias outras situações que vivenciamos e que contribuem para isso. Entre elas, podemos destacar:

  • Há muita gente que tem medo de ir ao médico com uma queixa simples e descobrir que o problema é mais grave que imaginava;
  • Há dificuldade de acesso à consultas médicas;
  • Podemos ir à farmácia e comprar medicamentos sem receita médica.

Nesse processo de fazer o próprio diagnóstico e escolher um tratamento auto recomendado, muita gente faz uso de chás, xaropes caseiros, ervas, remédios que foram indicados por outras pessoas (e que deram certo para elas) ou medicamentos receitados pelo balconista da farmácia.

Hoje vemos profissionais de saúde valorizando a sabedoria popular.  Há muitas pesquisas sobre plantas medicinais e o  uso no tratamento de doenças. Mas é importante saber que mesmo para o uso das plantas é preciso orientação e acompanhamento.

O uso de remédios sem avaliação médica pode mascarar o problema de saúde que você tem. Quando você trata os sintomas e demora para procurar assistência médica isso pode agravar o caso.  Há muitas doenças cujo diagnostico precoce é fundamental para o tratamento. A dor, por exemplo, denuncia que alguma coisa não vai bem no nosso corpo. Tratar a dor é tratar o sintoma. É importante descobrir a causa da dor e tratar de forma adequada o problema.

Outra questão que temos que pensar é com relação aos efeitos colaterais dos medicamentos que podem variar de pessoa a pessoa. Muitas vezes o mesmo medicamento traz efeitos indesejáveis para uma pessoa e não provoca reação em outra.

E a interação medicamentosa? Já pensou nisso? Você pode estar fazendo uso de algum medicamento receitado pelo médico e ao tomar outro por decisão própria provocar uma reação indesejável com o primeiro.

Observe que quando vai ao médico perguntam se está fazendo uso de algum medicamento. Insistem em tentar entender o que está acontecendo com você. Os seus antecedentes, as doenças de família. Solicitam exames. Tudo isso vai contribuir para a compreensão do quadro que você apresenta e a decisão sobre o tratamento a ser recomendado.

No blog do Ministério da Saúde você pode ler: “A automedicação é problema de saúde pública. Por isso, existem uma série de campanhas para combater o uso indevido de medicamentos. Atualmente alguns medicamentos tem a venda controlada, só podendo ser vendidos com a apresentação de receita medica.

O controle na venda dos medicamentos, especialmente os antibióticos e os utilizados em saúde mental, minimizam o problema mas há uma infinidade de medicamentos que podemos conseguir facilmente nas farmácias.

Precisamos é incorporar um pensamento de saúde preventiva, procurando assistência médica, conversando com nosso médico, conversando com nossos amigos sobre todas as questões que colocamos aqui.

Precisamos desmistificar os medos e enfrentar os problemas do tamanho que já se apresentam. E por falar nisso, você já agendou sua consulta de rotina esse ano?

Para saber mais, leia:

Blog da Saúde – Automedicação pode ter consequências irreversíveis

Créditos da imagem: jgoge

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta