A importância da alimentação na prevenção do Câncer de Próstata

por Edina A T Trovões

ALÉM DO PRAZER DE COMER, saiba

Como Prevenir Câncer de Próstata Através da Alimentação 

A próstata é um órgão importante para a fertilidade do homem e como ela envolve a porção inicial da uretra acaba afetando a forma como essa urina é eliminada e assim, por esse e outros motivos, a próstata merece todo cuidado.

Sem considerar os tumores de pele, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens em todas as regiões do Brasil e o sexto tipo mais frequente no mundo. Para se ter uma ideia, entre 2000 e 2005 no estado de São Paulo, 78 homens em cada 100 mil habitantes tiveram câncer de próstata, sendo que os cuidados básicos de alimentação e estilo de vida saudável podem diminuir essa frequência.

E como diz o ditado popular “Prevenir é melhor que remediar”.

Conheça os cuidados básicos com a alimentação para fazer essa prevenção:

  1. Evite os alimentos que contenham agentes ou substancias agressivas à próstata, capazes de alterar as células ao ponto delas se desorganizarem tanto que surge uma nova estrutura: o câncer.
  2. Coma alimentos com nutrientes ou fitoquimicos que são “anjos da guarda” da próstata, protegendo-a contra a doença ou que pode até tratar uma célula doente quando um ataque já tenha começado ou ainda agir sobre o genoma, ou seja, sobre aquela herança genética que ganhamos dos nossos pais e avós, impedindo que esse gene seja ativado.

Alguns dos alimentos ou substancias que devem ser evitados a fim de se proteger contra o câncer:

  • Alimentos e bebidas com alto teor calórico

A obesidade favorece o surgimento de câncer. Manter o peso saudável diminuindo o consumo de alimentos e bebidas com alto teor calórico, do tipo fast-food e industrializados irá funcionar como prevenção.

  • Carnes vermelhas

O Instituto do Câncer alerta sobre os riscos do alto consumo de carne vermelha e o aparecimento de câncer. O ideal seria consumir até 300 gramas deste tipo de carne por semana. As carnes contêm proteínas, ferro, zinco e vitamina B, o problema são os excessos.

  • Carnes processadas ou defumadas

Alguns componentes do processamento de frios e embutidos, tais como nitritos e nitratos juntamente com o sal podem favorecer o aparecimento do câncer. A fumaça do processo de defumação é altamente cancerígena.

  • Refrigerantes e seus componentes

Além do risco da obesidade, o refrigerante expõe o corpo ao 4-MI (4-metil-imidazol), que é um subproduto do corante caramelo IV e reconhecida como possivelmente cancerígena pela Organização Mundial da Saúde.

E agora grave bem:

Alimentos ou nutrientes que protegem o corpo contra o câncer:

  • Licopeno

Presente no tomate e seus produtos, goiaba, melancia, mamão e pitanga protege a próstata contra câncer e promove melhor funcionamento do órgão, visto que o licopeno faz parte da estrutura celular.

  • Frutas

São potencialmente protetores contra câncer, principalmenteas vermelhas e as com cores amarelas e laranja ( ricas em Vitamina A)

  • Os crucíferos (brócolis, couve-flor, repolho verde e roxo)

Oferecem proteção porque as bactérias intestinais que se “alimentam” dos componentes desses vegetais impedem o crescimento de células tumorais.

  • Café

Possui compostos bioativos têm efeito protetor contra câncer.

  • Oleaginosas

Nozes, castanhas-de-caju, castanhas-do-pará, macadâmias, pistaches e amêndoas são ricas em compostos anti câncer.

  • Chá verde

As catequinas tem efeito protetor por sua ação antioxidante.

Edina Aparecida.T.Trovões

Nutricionista CRN3-1579

E-mail:[email protected]

Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha

 

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta