6 Dicas de como perder peso aos 50, 60, 70 anos e +

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

A verdade é que passei toda minha adolescência e idade adulta ostentando orgulhosamente uma cinturinha de pilão. Era muito fácil o controle do peso. Comia a vontade, não me pesava e no verão vestia a velha bermuda azul anil. Estava difícil abotoar na cintura? Era só fechar um pouco a boca e a bermuda teste continuava no meu armário por mais um ano.

Um pouco antes dos 50 aposentei definitivamente a bermuda azul. Depois, com a chegada da menopausa associada à uma vida estressante e sedentária fui acumulando alguns quilos difíceis de me livrar a cada verão. 🙁

Vários fatores podem dificultar a perda de peso em pessoas acima de 50 anos – o hipotireoidismo, o metabolismo corporal mais lento,  sedentarismo, hábitos alimentares inadequados e arraigados há muitas décadas, resistência à mudanças, questões emocionais…

Confesso que a “cinturinha de ovo” que adquiri incomodava muito. Para perder peso precisei encarar de frente essa realidade e entender que dieta é mais que observar os alimentos que consumo. Precisei olhar para mim mesma como um todo e para a forma como me relaciono com o vazio interior e com o mundo.  

As consultas com a nutricionista e amiga Edina Trovões e a adesão à suas sábias orientações não me fizeram entrar na bermuda manequim 40 da juventude, mas recuperou peso ideal e autoestima. Me fizeram um ser humano menor em tamanho e maior em satisfação. Proporcionou a experiência que divido aqui com vocês.

 1. Deixe de flertar com a dieta

Várias tentativas frustadas de perder peso vão se acumulando e se misturando com descrédito e desconfiança. Você quer sair do sobrepeso, revê vários passos da sua rotina mas os ponteiros da balança parecem te ignorar, desanimado volta a ganhar peso… tempos depois recomeça com a dieta e isso vai virando um círculo vicioso – o engorda/emagrece do famoso efeito sanfona.

O sobrepeso é um problema sério que pode afetar profundamente nossa saúde e a próxima mordida já tem que ser repensada. Da mesma forma que precisamos observar como nosso cérebro negocia: é só essa porção de sorvete, vou comer pizza só hoje, segunda começo sério uma dieta. Não contabilizamos a quantidade de alimentos que nosso cérebro negociou durante o dia, todos os dias. Vamos ingerindo e flertando com idéia de que está tudo bem.

É possível quebrar o círculo vicioso mas para isso precisamos deixar de flertar com a dieta. Reveja os hábitos alimentares e comece AGORA, observando tudo o que ingere durante o dia. 

2. Não faça dietas da moda, faça reeducação alimentar

A maior parte das pessoas que desejam perder peso já experimentaram vários tipos de dieta, algumas bem mirabolantes. Evite dietas curtas, pense que o importante é incorporar novos hábitos em sua vida.

Desenvolva seu paladar experimentando novos sabores, evitando açúcar, alimentos gordurosos  e substituindo as refeições por alimentos mais saudáveis. Hoje eu uso tapioca, farinha de arroz, amêndoas, arroz integral, iogurtes desnatados ou sem adição de açúcares. Descobri novos sabores e novas possibilidades.

Na matéria 10 passos de Alimentação Saudável para pessoas com mais de 60 anos você terá várias dicas de alimentação mais adequada para qualquer idade. Se possível consulte uma nutricionista para orientações mais individualizadas e siga suas dicas.

Você vai descobrir que contabilizando direitinho a sua alimentação, pode até comer um docinho por dia e não engordar.

3. Pense: Para que e porque você come

Não comemos apenas quando estamos com fome. Nós o fazemos quando estamos ansiosos, tristes, alegres, ou por hábito, desejo de mastigar, prazer imediato de comer um doce. Modificar hábitos alimentares é maior que uma decisão motivada apenas pela razão. É uma decisão que envolve rever sentimentos.

É importante colocar e tratar cada coisa em seu devido lugar. Ansiedade,  depressão, vazio interior são problemas sérios que precisam ser tratados por um profissional de saúde mental. É preciso reconhecê-los. O autoconhecimento e a descoberta das nossas motivações para a vida pode ser importante na hora de decidirmos o que e o quanto vamos comer durante o dia.

A meditação tem se tornado uma prática frequente em nosso meio e pode ser uma técnica interessante para o contato com você mesmo. Descubra as maravilhas que você é através da meditação.

4. Substitua o foco de prazer na comida por outros prazeres

Quando repensei o real valor da comida em minha vida, descobri a possibilidade de substituir o prazer oral e  imediato do açúcar pelo prazer mais profundo de estar dentro de um peso mais saudável, de abandonar roupas demasiadamente grandes, de comprar novas peças menores. De me sentir feminina, quase menina, com autoconfiança e  autoestima. 

Desenvolva a arte do pensar. Um bom jantar, um bom vinho, o prazer de saborear um bom prato é essencial em nossas vidas, pense apenas que podemos comer bem com moderação mas que existem outras fontes de prazer.

Descubra você também atividades que sejam prazerosas e que tirem o foco do prazer apenas na comida. São infinitas as possibilidades de viver intensamente depois dos 50, 60, 70 e +. Experimente beijar muito, namorar, dançar, ir ao teatro, desenvolver artesanatos, ler, escrever, fazer mandalas, trabalhos voluntários, meditar. Descubra-se!

5. Estabeleça metas

Junto com a nutricionista estabeleça metas possíveis de serem alcançadas. O ideal é que você se adeque à novos hábitos alimentares e vá reduzindo o peso gradual e constantemente.

Não precisamos de milagres, precisamos de clareza nos nossos objetivos e firmeza nas escolhas que nos levarão até eles. No início da reeducação alimentar, perdi peso rapidamente. Depois do terceiro mês os ponteiros da balança desceram mais lentamente, mas não importa. O que importa é que em menos de 5 meses consegui a meta estipulada junto com a nutricionista: perdi entre 8 e 9 kilos.

E mantenho. Feliz, feliz 🙂

6. Associe a atividade física em sua rotina de vida

A atividade física, especialmente as de maior duração como a caminhada ajuda na manutenção da saúde, no controle do peso e dos problemas emocionais, além de trazer o prazer para o corpo reduzindo o desejo de comer.

A cada dia aumentam o número de pessoas que descobrem a importância da atividade física em sua vida. Podemos observá-los em clubes, academias ou mesmo nas avenidas das grandes e pequenas cidades.

Se você é um deles, PARABÉNS! E se não for, vale a pena começar. Que tal hoje?

Se gostar compartilhe para que possa ajudar outras pessoas.

34 comentários
4

Talvez você também goste...

34 comentários

Avatar
Helena 15.abr.2018 - 16:07

Gostei muito das dicas de reeducação alimentar….tô precisando muito… bjo

Responder
Avatar
Luiz Antonio da Silva 01.maio.2019 - 10:30

Ola a todos, tenho 61 aninhos e praticamente a vida toda fui gordinho, aos 60 resolvi mudar a situação, entrei em uma academia, larguei a dieta e partir para reeducação alimentar , deixei a cerveja de lado e perdi 35 kg em 8 meses, tudo é possível quando se tem metas e determinação..

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 01.maio.2019 - 18:11

Mas que coisa boa! Luiz se topar contar sua história temos uma cantinho no blog para isso. Que tal? Se topar, entra em contato comigo através do email [email protected] Você pode influenciar outras pessoas com sua mudança. Abração!

Responder
Avatar
Martin Lareira 04.jul.2019 - 13:17

Adorei todo o conteúdo, muito bom mesmo. Parabéns por abordar assuntos importantes como esse!

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 04.jul.2019 - 16:23

Obrigada!! Participe sempre conosco! Abraços!

Responder
Avatar
Rayara Mattos 05.jul.2019 - 03:08

Obrigada pelas dicas, vou passar a me atentar mais a isso me ajudaram muito. Parabéns pelo artigo, adorei!

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 05.jul.2019 - 17:36

Abração!!

Responder
Avatar
Andressa Honoa 05.jul.2019 - 10:20

Parabéns pelo ótimo conteúdo, estou na luta contra a balança e sempre que posso leio seus artigos, muito obrigada por compartilhar tdo isso com a gente.

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 05.jul.2019 - 17:35

Ficamos muito felizes que tenha gostado do texto e do blog. É um blog pessoal e de utilidade pública e comentário como o seu é o nosso incentivo. Participe sempre! Abração!!

Responder
Avatar
Gaby Ferraz 12.jul.2019 - 02:57

Adorei todo o artigo! Parabéns por abordar assuntos que nos ajudam a levar uma vida mais saudável com mais qualidade de vida!

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 15.jul.2019 - 18:45

Obrigada a vc Gaby! Permaneça conosco! Um abração!!

Responder
Avatar
cristina ramos 12.jul.2019 - 18:24

Olá Maria Aparecida, gostei da sua postagem mas as dicas q vc dá já as pratico há muito tempo. Tenho 65 e sou gordinha mas não obesa e muitaaa dificuldade de perder peso. Faço esteira de 3 a 4 x por semana em ritmo moderado a forte ( hj, outrora corria), não bebo ( nunca bebi), não como comidas gordurosas ou excessos em geral. Fiz jejum intermitente de 16×8 durante duas semanas e não perdi uma grama, desisti. Não sei o q faço nos últimos quatro anos ganhei 6 quilos sem mudar meu estilo de vida. Ainda trabalho, dou aulas, meu prato de comida é até pequeno em relação as outras pessoas de minha idade e altura. Vc tem alum milagre para me ensinar?

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 15.jul.2019 - 18:35

Cristina, para mim tb não foi diferente. Mudou quando fiz a dieta com o acompanhamento de nutricionista. Vc tem possibilidade de consultar um profissional? Fazer alguns exames para ver como está. Mas não desista do estilo saudável de vida que vc está escolhendo! Beijos!

Responder
Avatar
Fernanda Munhoz 15.jul.2019 - 22:29

Adorei todo o artigo! Parabéns por abordar assuntos que nos ajudam a levar uma vida mais saudável com mais qualidade de vida!

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 16.jul.2019 - 05:59

Fernanda, gratidão por seu comentário. No blog tem outros textos igualmente interessantes para todos nós. Abraços

Responder
Avatar
Maria do Carmo Rodrigues Barbosa 10.ago.2019 - 14:50

Amei.ßeu artigo vai me ajudar bastante! Beijos!

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 12.ago.2019 - 07:32

Fico muito feliz por ter gostado. Olhe, o importante é nos conscientizarmos (mesmo que aos poucos) da reeducação alimentar Hoje consigo manter o peso que alcancei sem muito sacrifício.
Grande abraço!!

Responder
Avatar
Wiley 11.out.2019 - 18:39

¡Genial! A pesar de tener muchas palabras lo he leído de un tirón y he bajado a la
zona de comentarios directamente para agradecerte esta entrada, excelente
! Saludos

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 14.out.2019 - 06:28

Nós que agradecemos sua participação neste blog. <3

Responder
Avatar
Porter 19.nov.2019 - 17:39

Un perfecto texto y bastante aconsejable. Felicidades

Responder
Avatar
Julianne 25.nov.2019 - 14:13

Me ha apasionado este post y nunca antes había estudiado una opinión como esta sobre el tema, genial !
Enhorabuena

Responder
Avatar
Lori 02.dez.2019 - 01:44

Un estupendo texto y bastante aconsejable. Felicidades

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 04.dez.2019 - 06:45

Gratidão!!

Responder
Avatar
Gilda 05.dez.2019 - 05:47

Me ha encantado este post y nunca había estudiado una opinión como
esta sobre el tema, excelente ! Enhorabuena

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 05.dez.2019 - 06:41

Muito obrigada, Gilda! Participe conosco! Temos outros textos que podem interessar a você! Abração!

Responder
Avatar
Stepanie 10.dez.2019 - 12:13

Un estupendo post y muy recomendable. Saludos

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 10.dez.2019 - 20:59

Gratitud! <3

Responder
Avatar
Zak 14.dez.2019 - 15:49

¡Excelente! A pesar de haber muchas palabras lo he leído
de un tirón y he bajado a la zona de comentarios directamente para agradecerte
esta entrada, genial ! Saludos

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 17.dez.2019 - 06:29

Gratidão! Um abraço gigante a vc!

Responder
Avatar
Bianca Ribas 22.abr.2020 - 14:42

Muito interessante. Gostei bastante do texto

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 23.abr.2020 - 10:25

Obrigada! Temos outros textos no blog que podem interessar você! Abração!!

Responder
Avatar
Grazielle Ferreira 02.maio.2020 - 01:19

Achei muito bom o artigo. Vivendo e aprendendo.

Responder
Avatar
Alexandre Silva 07.maio.2020 - 03:54

Muito bom. Eu e minha esposa estamos firmes na dieta de quarentena. obrigado pelas informações

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 07.maio.2020 - 13:24

Obrigada por sua participação! Temos vários textos no blog que pode interessar a vc e a sua esposa! Grande abraço (aos dois) e depois envia um email como vocês estão?

Responder

Deixe uma resposta