Relaxamento e Meditação através da Respiração 1.4

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Acostumados à um ritmo da vida em que mal tínhamos tempo para escovar os dentes ao levantar – tarefa em que nossa mente aproveitava para repassar as atividades e compromissos do dia. Nossa cabeça, uma agenda imensa em que as atividades não encaixavam no tempo disponível. Ah, o dia precisaria ter 30 ou mais horas.

Depois dos 50, 60, 70 é preciso reconsiderar o tempo. É preciso desapegar de velhos hábitos limitantes, desarrumar para arrumar de novo. O tempo agora é outro, é tempo de rever as horas, as prioridades, reorganizar a agenda e a vida.

É preciso reaprender a respirar. Inspirando e expirando mais lenta e profundamente mudando a sintonia de correria e ansiedade em que estivemos conectados nos últimos anos.

Ao acordar reserve primeiro um tempo para você!  Mesmo que por 5 ou 10 minutos observe sua respiração. Respirar com pressa provoca tensões corporais.

Observe como respira durante o dia, aprenda a relaxar, permitindo que o oxigênio percorra melhor o seu corpo. Experimente a técnica da Respiração 1.4 e transforme sua vida para melhor. É uma técnica simples que você pode fazer em qualquer local. Você aprende a transformar momentos de tensão em momentos de tranquilidade. Se a fila do banco está complicada você tem opções: pode se irritar ou fazer a respiração 1.4 e aquietar sua mente. Ah, o corpo agradece.

Aprendi essa técnica em um curso de meditação e relaxamento que fiz esse ano com o  Dr. Jou Eel Jia – médico acupunturista e coaching holístico – e a inseri em minha vida.

Pratique a Respiração Adequadamente

Inspire profundamente

Encha os pulmões de ar, inspirando com prazer como se estivesse sentindo um cheiro agradável como de uma comida, um perfume, uma flor. Inspire em 1 tempo (sem interrupções). Respire contando ummmmmm. 🙂

Expire lentamente

Solte o ar dos pulmões em 4 tempos: vá soltando devagar contando 1, 2, 3, 4 fazendo pequenas pausas em cada contagem.

Pratique a respiração pelo menos 10 vezes, prestando atenção, sua única preocupação e cuidado é com o ar que entra trazendo oxigênio e energia necessária para sua vida.

Meditação em pé com a Respiração 1.4

Neste blog já falamos sobre a A prática da Meditação depois dos 50, 60, 70…A meditação em pé é mais uma possibilidade. E você pode praticá-la pelo tempo que dispuser.

Com as pernas ligeiramente afastadas, dobre discretamente os joelhos de forma a encaixar os quadris confortavelmente. Os braços estendidos com as mãos espalmadas em frente ao rosto. Forme um triângulo com os dedos polegar e indicador das mãos. Fixe seu olhar nesse espaço, aquiete sua mente e apenas respire.

Você também pode praticar sentado. Basta sentar-se confortavelmente com as costas esticadas, estender os braços conforme orientações e prestar atenção em você mesmo. Ao menos 5 minutos por dia.

Em locais públicos, você pode praticar a Meditação em pé ou sentado usando apenas a respiração 1.4 e a imaginação. Experimente e depois você nos conta.

A respiração une corpo e mente em um equilíbrio perfeito.

Nas fotos Janalisa – Cirurgiã Dentista, Homeopata e Terapeuta holística. Pratica a Respiração 1.4 em sua vida e com os seus clientes, especialmente na Reflexologia Podal.

Enquanto medita procure não pensar. Apenas aquiete sua mente, observe os pensamentos e conecte-se com seu eu interior. É um bom momento para a prática da gratidão.

Gratidão à amiga Janalisa que tão gentilmente posou para as fotos. 🙂

 Dr. Jou Eel Jia

Foto de Capa: Depositphotos

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta