Alecrim – Planta medicinal ou condimento?

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

Sem dúvidas alguma o alecrim é uma planta medicinal, o seu nome botânico é Rosmarinus officinalis L, mas também é um excelente condimento muito utilizado na culinária para dar sabor especial aos pratos e ajudar na digestão.

O homem sempre procurou na natureza o que necessitava para tratar a saúde e melhorar sua qualidade de vida e encontrou no alecrim vários princípios ativos e óleos essências com ação curativa. Essas ações são tão reconhecidas que o Ministério da Saúde1 recomenda a sua utilização e padroniza a forma de uso a fim de garantir os melhores resultados.

Ele age de forma muito eficaz sobre problemas circulatórios, melhorando a circulação do sangue em uso externo, ou seja, na forma de compressas no local afetado. Ideal para aliviar as dores e aquela sensação de peso nas pernas, no alivio das dores reumáticas, é excelente tratamento para diminuir a celulite e a queda de cabelo e indicado para revitalizar a pele do rosto que está opaca e sem vida. Prepare a infusão, conforme receita abaixo e aplique no local 2 vezes por dia.

Nos casos de fadiga e esgotamento físico, para estimular a circulação, seria ótimo um banho de imersão.

Além disso, o alecrim possui propriedade antisséptica e antiinflamatória, ou seja, impede que bactérias e fungos se multipliquem, pode ser usado em todos os casos que se queira eliminar esses indesejados microorganismos , por exemplo, no tratamento de caspas e dermatites seborreicas, nas micoses de pé de atleta, no mau cheiro de axilas, boca e gengivas,  auxilia no tratamento de feridas e dor de garganta.

Prepare a infusão, conforme receita abaixo e use-o no local 2 vezes por dia.

Ainda como planta medicinal, o alecrim tem ação cicatrizante e apresenta ótimos resultados para cicatrizar feridas em qualquer parte do corpo inclusive na boca, curando gengiva inflamada e aftas.

É difícil dizer qual são as melhores propriedades do alecrim, todas são muito importantes, mas na forma de chá resolve vários casos de dispepsia, ou seja, má digestão, além de aliviar dores no estomago e diminuir a produção de gazes.

Prepare o chá, conforme receita abaixo e beba de 2 a 3 vezes por dia nos intervalos das refeições.

Não é por menos que o alecrim é tão utilizado na culinária, além de conferir muito sabor e perfume aos pratos ainda ajuda na digestão e diminui os gazes.  Nada mal!

Utilize o alecrim em legumes, sopas, pães, biscoitos, batata cozida. Ideal para temperar frutos do mar, peixes, e nas carnes vermelhas (ótimo no churrasco)

Contra indicação: O chá não é recomendado para pessoa com doença na próstata e com história de convulsão, nem para gestantes, crianças, mulheres que estão amamentando, nos casos de diarreias e inflamação do intestino e dermatoses em geral (alergias, coceiras, bolhas, escamação).

Efeitos adversos: O chá pode causar náuseas, enjoos e vômitos se for usado por longos períodos ou se exagerar na quantidade da erva.

Preparo da infusão para uso externo ou como chá:

  • Utilize de 3 a 6 g (1 a 2 colheres de sopa) das folhas do alecrim em 150 ml de água (1 xícara de chá).
  • Ferva a água, adicione a erva, desligue o fogo, abafe a panela e espere 15 minutos.

Procure comprar alecrim fresco e tire o máximo proveito do que ele oferece. Como é uma planta fácil de cuidar você pode tê-lo em um vasinho na janela da sua casa e terá sempre à mão. Experimente!!

 

Edina Aparecida Tramarin Trovões

Nutricionista – CRN3-1579

e-mail: [email protected]

 

1Resolução RDC 10, de 9 de março de 2010- Agencia Nacional De Vigilância Sanitária (ANVISA)-MS

Publicado inicialmente na Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta