Descobrir e experimentar

por Colaboradora Especial
publicado em: atualizado em:

Quando aposentamos e dispomos de boa saúde, filhos criados e uma situação financeira estável nos deparamos com mais tempo e com a tão sonhada liberdade. Mas, também nos perguntamos e agora? Como vamos preencher nosso tempo? Eu sugiro que todos que se encontram nessa situação comecem a fazer experimentos, se possível, partindo das suas predileções.

Penso que a maioria das pessoas assim como eu, adora viajar, conhecer outros lugares, ver outras paisagens, provar novas comidas. Tem um filme de 2008 que eu gosto muito chamado “O curioso caso de Benjamin Button”. No final desse filme tem uma passagem onde o personagem Benjamin Button, interpretado por Brad Pitt escreve uma carta para a filha com alguns ensinamentos sobre a vida“Se quer saber, nunca é tarde demais para ser quem você quiser ser; não há limite de tempo, comece quando você quiser. Você pode mudar ou ficar como está não há regras para esse tipo de coisa. Podemos encarar a vida de forma positiva ou negativa, espero que encare de forma positiva; espero que veja coisas que surpreendam você; espero que sinta coisas que nunca sentiu antes; espero que conheça pessoas com ponto de vista diferente; espero que tenha uma vida da qual você se orgulhe. E se você descobrir que não tem, espero que tenha forças para conseguir começar de novo”. Quando viajamos, de certa forma conseguimos fazer muito do que foi citado acima. Por questões afetivas, recentemente retornei a três lugares, São Sebastião e Ilha Bela-SP onde passei minha lua de mel e Rio de Janeiro cidade que conheci a mais de 35 anos. Nessas viagens eu retornei a alguns lugares, mas também conheci outros surpreendentes. Outro experimento que tenho praticado nessa fase da minha vida é fotografar. Nas viagens, estou gostando de capturar imagens que me tocam. Segue abaixo algumas dessas imagens:

Foto  1 – Praia de Santa Teresa – Ilha Bela

Foto 2Praia de São Francisco – São Sebastião

Foto 3Centro Histórico de São Sebastião

Foto 4Palmeiras Imperiais – Jardim Botânico/RJ

Foto 5Rua Farme de Amoedo – Ipanema/RJ

Foto de capa: Painel “Etnias” pintado pelo artista paulista Eduardo Kobra no Boulevard na Zona Portuária-RJ

 Nota: “O Curioso Caso de Benjamin Button” (2008), de David Fincher, adaptação do livro de F. Scott Fitzgerald (1896-1940), roteiro de Eric Roth.

Post escrito em 29/05/17 por: Mª de Lourdes C F Cruz – Psicopedagoga e pedagoga.

Professora aposentada da Rede Municipal de São Paulo formada em Pedagogia com especialização em deficiência intelectual pela UNICID e Psicopedagoga pelo Mackenzie.

Texto publicado em Magalulog

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta