Caldos e Sopas para aquecer no Inverno

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

Caldos e sopas são excelentes opções para quem procura uma alimentação saudável e nutritiva, mesmo na estação mais fria do ano.

Na verdade, no inverno o que mais apetece são pratos quentes e encorpados, calóricos e às vezes nada nutritivos, caso de fondues, queijos e vinhos, feijoada, chocolate quente, porém quando o verão chega se descobre os quilos a mais que foram ganhos.

Não que estes pratos sejam proibidos, mas não vale abusar e o ideal é sempre procurar compensar de alguma maneira.

Uma boa opção é usar os caldos e as sopas, que podem ter pouca caloria e muitas vitaminas e sais minerais.

Por definição caldos são como sopas mais encorpadas cozidos com menos água, por mais tempo e em fervura branda.

As sopas são mais líquidas e em geral preparadas com carnes, vegetais e grãos e, quando liquidificadas ou engrossadas, tornam-se sopas cremosas

A sopa tem algumas vantagens: por conter mais água que outros pratos, ajuda na hidratação do corpo e o maior volume colabora na sensação de saciedade. Além disso, quando preparada com carne magra e muitos vegetais ela oferece pouca caloria. Cuidado na escolha dos vegetais, batata, mandioca e mandioquinha são tubérculos e possuem muitas calorias. Não vale colocar muitos grãos como: ervilha, lentilha, grão de bico; 3 colheres de sopa por prato são o suficiente.

Procure preparar a sopa em casa, as industrializadas contem muito sal e poucas vitaminas.

Evite adicionar creme de leite ou queijos amarelos, eles não fazem parte de uma alimentação saudável. Pensando na saúde, no cuidado com a pele, cabelos e no controle do peso use vegetais de cor alaranjada como abóbora e cenoura assim como os vegetais verdes escuros, exemplo brócolis, espinafre e couve manteiga. Adicione ervas aromática, pois dão mais sabor e possuem antioxidantes.

Caldos e sopas não são recomendados para consumo diário. Estes pratos exigem pouca mastigação e isso pode afetar o processo de digestão. Isto porque a mastigação “avisa” ao estomago que o alimento está chegando e precisa ser digerido alem de avisar o cérebro sobre a ingestão do alimento e assim aparece a saciedade. Além disso, o intestino funciona melhor quando se ingere legumes e verduras cruas, alimentos mais cozidos tornam o intestino preguiçoso.

Caso apreciem uma sopa de baixa caloria, segue uma sugestão:

Sopa de baixa caloria

Ingredientes:

500g carne magra (boi ou frango), 1 berinjela; 1 nabo; 1 repolho; 3 cenouras; 2 xícaras de chá de vagem picada; 4 litros de água; 2 maços de cebolinha-verde; 1 maço de salsão (aipo); 2 latas de purê de tomate; 1 pacote de sopa-creme de cebola; 1 cebola picada; sal e pimenta; salsa; hortelã; orégano

Preparo:

Cozinhe a carne em panela de pressão com pouca água. Corte os vegetais em pedaços, coloque na panela e cubra com a água. Cozinhe em fogo alto por 10 minutos.

Enquanto isso corte em rodelinhas a cebolinha e o salsão.

Adicione à panela o purê de tomate, a sopa de cebola e a cebolinha e o salsão picado.

Abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 40 minutos, ou até que os ingredientes estejam macios.

Prove o tempero. Se achar necessário, acerte o ponto do sal (lembre-se de que a sopa de cebola já é salgada) e tempere a gosto com pimenta e as ervas indicadas.

Você pode tomar a sopa com os legumes em pedacinhos, ou como um creme. Neste caso, espere esfriar e bata no liquidificador.

Edina Aparecida T. Trovões

Nutricionista- CRN 3- 1579

e-mail:[email protected]

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta