PRObióticos e PREbióticos

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

PRObióticos e PREbióticos!

Melhore a imunidade, previna infecções e aproveite os benefícios nutricionais dos probióticos e prebióticos.

Probióticos são microorganismos vivos que estão presentes no intestino ou podem ser incluídos através de alimentos (iogurtes com lactobacillus), medicamentos ou suplementos. São conhecidos como Lactobacillus e Bifidobacterium.

Estes microorganismos devem fazer parte da flora intestinal, estar presentes em equilíbrio juntos com bactérias patogênicas (causadoras de doenças) que normalmente vivem nas fezes. Quando acontece da quantidade de bactérias ser muito maior que o de Lactobacillus e Bifidobacterium o corpo adoece.

Os Lactobacillus e Bifidobacterium possuem a função de impedir que as bactérias patogênicas presentes nas fezes se multipliquem muito, ou que passem do intestino para o sangue, através da barreira intestinal, e causem infecções.

São eles que formam uma verdadeira barreira de defesa entre o intestino e a corrente sanguínea.

Existem vários Lactobacillus, tais como: Lactobacillus reuteri, rhamnosus, bulgaricus, casei, acidophilus, etc e cada um tem uma ação no intestino. O ideal seria ingerir um mix deles e não apenas um tipo em especial.

Existem algumas situações que favorecem este desequilíbrio, como diabetes, obesidade, câncer, doença do colón, e outras ou quando este desequilíbrio está instalado aparecem alguns problemas, tais como diarreia, constipação, gases, meteorismo (aumento do volume do abdômen pelo acúmulo de gases), dor abdominal e borborigmos (ruídos causados pelo deslocamento de gases e líquidos no tubo digestivo).

É muito importante observar estes sintomas e procurar cuidar do intestino rapidamente e assim impedir complicações a saúde.

Além disso, eles se utilizam de fibras alimentares que não foram digeridas pelo estomago e produzem vitaminas e ácidos graxos de cadeia curta que irão dar nutrição para o corpo e para a própria célula do intestino. Sem esses microorganismos e sem as fibras alimentares o intestino não funciona bem e não consegue fazer uma barreira de defesa.

Algumas destas fibras alimentares, que são os alimentos dos Lactobacillus e Bifidobacterium, são chamadas de prebióticos.

Os Prebióticos são alimentos não digeridos pelo estomago e que ajudam os Lactobacillus e Bifidobacterium a se desenvolverem. Eles estão habitualmente presentes nas frutas e vegetais, como banana, trigo integral, centeio, aspargo, alcachofra, cebola, tomate, alho e chicória. Procure consumir alguns desses alimentos todos os dias.

Os prebióticos, que são na realidade fibras solúveis, podem também ser encontrados na forma de suplementos alimentares. Como exemplo nós temos os suplementos com frutooligossacarídeos.

Os prebióticos oferecem outras vantagens para a saúde do intestino: controlam a produção das secreções do intestino e estimulam o sistema imunológico, reduz o pH do intestino facilitando a absorção de cálcio, controlam a produção de açucares e gordura pelo fígado, entre  outras funções.

Incluir  Lactobacillus, Bifidobacterium e fibras solúveis na alimentação pode ser uma maneira simples e eficaz de ter saúde.

 

Edina Aparecida T. Trovões

Nutricionista – CRN3-1579

e-mail: [email protected]

Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta