Saúde não se conquista sozinho!!

por Mª Aparecida Costa

Você sabia que em 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde? Sabia que essa data foi criada em 1948 com o objetivo de conscientizar a população sobre os vários aspectos que envolvem a sua saúde?

Mas que aspectos são esses? Vamos conversar um pouquinho sobre isso? Para começar, convido você a cantarolar baixinho o trecho da música Comida dos Titãs, prestando atenção em suas palavras:

Bebida é água!
Comida é pasto!
Você tem sede de que?
Você tem fome de que?…
A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte…

Quando desafiados a pensar sobre os aspectos importantes para se ter saúde depois dos 50 anos, é comum pensarmos em prevenção e controle de doenças crônicas, prática de atividades físicas e alimentação equilibrada porque estamos acostumados a pensar em saúde como ausência de enfermidades.

Porém, a letra dessa música do Titãs nos convida a pensar que a vida é mais que isso! Delicadamente mostra a amplitude das necessidades humanas e nos ajuda a compreender que para se buscar saúde é preciso olhar para as necessidades do ser humano como um ser integral.

Em 1946 a OMS (Organização Mundial de Saúde) aprovou o conceito de que Saúde como: um estado de completo bem estar físico, mental e social e não a ausência de doenças.

Com esse conceito em nossa mente é possível compreender que saúde não se conquista facilmente e nem olhando apenas um aspecto da vida. Como seres biológico, psíquico e social necessitamos atenção à todos esses aspectos, independente da idade.

Foto: Pexels

Ora, se olharmos para o passado podemos perceber que muitas conquistas foram alcançadas na área da saúde, muitos avanços tecnológicos melhoraram a qualidade de vida e nos permitiram chegar até aqui. Mas ainda há muito a ser feito!!

É preciso compreender que não combina falar em consciência ecológica e cimentar tudo, que o desmatamento, o descarte inadequado do lixo é sim um problema nosso e que todos os aspectos que dizem respeito à vida em sociedade é um problema que deve ser visto por todos.

É preciso mais… é preciso compreender a importância de assumir a responsabilidade pelo auto cuidado, mas é preciso ampliar nossa visão e exigir políticas públicas de saúde com qualidade que envolva os vários aspectos da vida em sociedade. É preciso desenvolver um sentimento de cidadania mais autêntico em nossa população. É preciso perceber que meio ambiente, educação, segurança, saúde, lazer, esporte, transporte é tão importante quanto programas de assistência à saúde.

É preciso compreender que lutar pelos direitos básicos e fundamentais, incluindo os direitos dos idosos não é altruísmo, não é um ato de gentileza… é consciência de que Saúde não se conquista sozinho!!

Foto: Pexels

Por Maria Aparecida Costa

Assistente Social e Educadora em Saúde Pública com especialização em Gerontologia. Aposentada pela PMSP

Foto de Capa: Pexels

Para pesquisar mais:

Brasil Escola

Música: Comida Titãs

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta