Saiba mais sobre a anemia e como preveni-la

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

Nessa matéria a nutricionista Edina A. T. Trovões traz informações sobre a anemia e dá dicas para a escolha de alimentos ricos em ferro importantes para a prevenção dessa doença. 

Vale a pena ler, anotar as informações e incluir os alimentos em sua rotina.

Confira!!

Anemia: Pode perguntar!

O que é anemia?

É uma deficiência ou um problema em um dos tipos de célula do sangue. Ocorre uma diminuição no número ou no tamanho das células vermelhas do sangue, chamadas hemácias ou na quantidade de hemoglobina (uma substancia que está dentro da hemácia, que contém ferro e que carrega oxigênio).

Qual a função desta hemácia no sangue?

O ferro presente dentro da hemácia transporta o oxigênio para todas as células do corpo e retira o dióxido de carbono, ou seja, ela faz trocas importantes levando “ar puro” e “retirando o ar poluído”. Quando a célula não recebe oxigênio em quantidade suficiente, ela fica “sufocada sem ar” e não consegue trabalhar direito. Imagine cada célula do corpo trabalhando com dificuldades por falta de ar, o corpo todo sofre as conseqüências.

Quais são essas conseqüências?

Na prática, aparecem sintomas como cansaço, falta de memória, tonturas, fraqueza, dores musculares, falta de ar ou respiração muito curta e taquicardia, porque o coração precisa bater mais rápido para enviar a mesma quantidade necessária de oxigênio para todas as células.

Como sei se tenho anemia?

Existe um exame laboratorial, solicitado pelo médico ou nutricionista, chamado hemograma que mostra como estão às células do sangue. Seria importante conhecer seu exame.

O que causa anemia?

A anemia mais comum é por falta de ferro na alimentação, mas existe também anemia por deficiência de ácido fólico e ou vitamina B12.

Algumas doenças causam anemia e, neste caso, não foi por problemas na alimentação, mas precisa ser tratada da mesma maneira.

Anemia afeta somente crianças?

Não. Ela afeta qualquer pessoa e em qualquer idade. É importante ficar atento durante toda a vida.

Como tratar?

Comendo alimentos ricos em ferro, ácido fólico e vitamina B12, todos os dias. Às vezes há necessidade de suplementar com ferro medicamentoso.

Qual a orientação nutricional mais adequada?

Ofereça leite materno para os bebês. O leite materno é considerado um alimento muito importante contra a anemia por deficiência de ferro.

Coma diariamente: uma carne branca ou vermelha ou vísceras, vegetais folhosos verdes escuros como agrião, couve, cheiro-verde, e outros.

E inclua na alimentação: feijões, grão-de-bico, ervilha, lentilha, grãos integrais ou enriquecidos, nozes e castanhas, rapadura e açúcar mascavo.

Consuma frutas ricas em vitamina C (caju, goiaba, laranja, kiwi, mexerica, acerola, limão) junto com estes alimentos, para melhorar a absorção do ferro.

Como sobremesa dê preferência para as frutas, evite sobremesas a base de leite. O cálcio presente no leite rouba o ferro e não deixa o organismo absorve-lo.

Evite substituir almoço ou jantar por um lanche. Este último costuma apresentar pouco valor nutricional podendo levar a anemia.

Panela de ferro, bife de fígado e suco de beterraba resolvem?

Há restrições. Enriquecer os alimentos com ferro, utilizando panela de ferro, não garante a sua absorção, pois dependerá do tipo de alimento que está sendo preparado e da qualidade da panela. O bife de fígado tem vantagens e desvantagens, é melhor variar a alimentação. A beterraba não é boa fonte de ferro, em 100g de beterraba tem apenas 0,3 mg de ferro, enquanto que na mesma quantidade de agrião tem 3,1 mg ,na carne vermelha  em torno de 2,0 mg e no feijão cozido tem 1,2 mg.*

* TACO- Tabela brasileira de composição dos alimentos 

Por: Edina Aparecida T. Trovões

Nutricionista- CRN 3- 1579

e-mail:[email protected]

Matéria publicada incialmente na Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta