Benefícios do peixe na alimentação

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

Você sabe a importância de incluir o peixe na alimentação da sua família? Acredito que você respondeu que sim… 

Porém nessa matéria a nutricionista Edina A.T. Trovões fala mais sobre o assunto: fala sobre os benefícios do peixe na alimentação detalhando os benefícios ao cérebro e ao coração, escreve sobre as formas de preparo mais saudáveis e ainda dá dicas de temperos antienvelhecimentos.

Está bom demais!! Confiram!!

Benefícios do peixe na alimentação

O peixe é um dos alimentos mais saudáveis por ser rico em nutrientes e ser de fácil digestão o ideal seria consumi-lo duas vezes por semana.

O peixe ajuda a aumentar a imunidade, ou seja, a resistência do corpo contra doenças graças as suas proteínas.

O Peixe combater a anemia,aumenta a energia, ajuda na formação de células e pele, fortalece unhas e cabelos, por ser fonte de ferro, vitaminas B1, Niacina, B12 e B6.

Também previne a osteoporose, controla a pressão arterial, diminui a glicemia, pois contem fosforo, potássio e magnésio.

Além disto, diminui os níveis de triglicérides e colesterol sanguíneo, diminui a formação de coágulos que podem causar derrame ou infarto, diminui a inflamação celular, combate a artrite e a psoríase, pois é rico em gordura de boa qualidade incluindo o Ômega 3.

“Peixe é bom para o cérebro”, diz um dito popular, essa afirmação é verdadeira, 60% do cérebro é formado de gordura e necessita de ômega 3 para funcionar. Baixos níveis de ômega 3 estão relacionados com variações de humor ou seja, o ômega 3 presente no peixe e essencial para manter o cérebro em harmonia, além de diminuir a ocorrência de demência.

Saiba tirar proveito dos benefícios que o peixe oferece ao cérebro e ao coração!

Sexta-feira Santa e Páscoa são festas religiosas que costumam reunir as pessoas para almoço em família. Nestes dias o prato principal mais servido é o peixe (o preferido é o Bacalhau), então nada como aproveitar esse momento para usufruir de todos os benefícios nutricionais que ele oferece e ainda usar a gastronomia para torná-lo mais saudável.

Usando a gastronomia para tornar o peixe mais saudável

Para aproveitar os benefícios que o peixe oferece é crucial optar por preparações saudáveis e usar temperos antienvelhecimentos, mas cuidado na escolha do peixe: quem tem pressão alta deve evitar os peixes seco-salgados como o bacalhau e quem tem ácido úrico alto deve evitar o atum, sardinha, arenque, anchova e cavala.

Grelhado

É a preparação mais saudável e saborosa, além de prática preserva todos os nutrientes. Evite deixar formar crostas. Sugestão: linguado, salmão, pescada, bacalhau, atum, truta e Saint Peter.

Cozido

Perdem vitaminas durante o cozimento com a vantagem de não necessitar óleo na preparação. Para minimizar essa perda, além de utilizar pouca água no cozimento espere ferver para adicionar o peixe ou prepare-o no vapor, que preserva os nutrientes e a textura.

Escolha: tainha, truta, namorado, cação, badejo, bacalhau, pescada, linguado, salmão, robalo, merluza e San Peter.

Assado

A vantagem do peixe assado é que não se utiliza água nem óleo no preparo, preservando os nutrientes, mas pode ficar ressecado perdendo o sabor. Neste caso envolva-o em papel manteiga que mantem a textura e o sabor.
Prefira: salmão, o bacalhau, robalo, cambucu, tainha, corvina, dourado, pacu e pintado.

Frito e à milanesa

Preferido pela maioria das pessoas por serem muito saborosos, o peixe frito ou à milanesa devem ser evitados, pois alteram o valor nutricional do peixe, consuma esporadicamente e com moderação. Opte por badejo ou namorado, são mais magros e assim reduzem o consumo de gordura.

Temperos antienvelhecimentos

Utilize molhos à base de laranja, maracujá, manga, tomate, cogumelos evite uso de leite de coco, cremes de queijo e creme de leite.

Abuse dos temperos, nutritivos e antienvelhecimentos, como alecrim, alho, limão, gengibre e salsinha. Modere no sal.

Curiosidade

O peixe, enquanto palavra e símbolo têm vários significados para os cristãos, a palavra Ichtys ou Ichthus que em grego significa peixe representava as iniciais de “Iesus Xristos Theos Huios Sopter”, ou seja: “Jesus Cristo, o Filho de Deus, Salvador”. Além disso, nos tempos em que os seguidores de Jesus eram perseguidos em Roma e todo seu império, eles utilizavam o desenho de um peixe para se identificarem uns aos outros; ao se encontrarem nos caminhos um desenhava com o cajado um meio arco no chão, se o outro completasse o desenho com outro arco de concavidade oposta – formando o desenho de um peixe, estava identificada a opção religiosa.

Por Edina Aparecida T.Trovões

Nutricionista – CRN3-1579

e-mail:[email protected]

Matéria inicialmente publicada na Revista City Penha

Foto de Capa: Pexels

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta