Viver depois dos 50 é mais que o nome deste blog

por Colaboradora Especial
publicado em: atualizado em:

Viver depois dos 50 é mais que o nome de um blog ou o blog recebeu esse nome considerando a complexidade de se ter cinquenta anos ou mais?

Nessa matéria a psicopedagoga e pedagoga Mª de Lourdes C F Cruz fala com brilhantismo sobre o tema.

Recomendo sua leitura!!

Viver depois dos 50 é mais que o nome de um blog. Na verdade, muitos de nós que chegamos bem nessa idade ainda não sabemos direito o que fazer com esses vinte, trinta ou mais anos que ganhamos, por conta dos recentes progressos da ciência e da medicina. Estamos confusos, perdidos, às vezes nos sentimos alegres por ver nossos filhos criados, ou porque conseguimos nos aposentar, mas outras vezes nos deparamos desanimados, tristes.

O curioso é que essa longevidade vem ocorrendo em vários outros países e por conta disso muitas pessoas como cientistas, psicólogos e jornalistas tem estudado e escrito a respeito desse fenômeno. Muitos têm chamado essa fase da vida de segunda adolescência por conta, entre outras coisas, do turbilhão de sentimentos contraditórios.

Mas o fato, é que independente do nome que damos a essa fase da vida, a longevidade tem gerado novos paradigmas relacionados às características biológicas desse corpo mais velho, as questões relacionadas à parte psicológica e o seu impacto na sociedade.

Até o momento o que sabemos é que um corpo mais velho continua precisando de sol, de exercícios, de água, de sono e boa alimentação. A mente de uma pessoa com mais de cinquenta anos também continua precisando ser estimulada e desafiada com questões relacionadas à arte, ciência, esportes, enfim com atividades que deem prazer.

Não há dúvida que todas essas questões apontadas acima, de modo geral vêm causando impacto na sociedade e para nos certificarmos disso, basta vermos o número de profissionais das mais diversas áreas que vem se especializando a respeito da chamada terceira idade.

Porém, se por um lado nos deparamos com o aumento do número de serviços voltados a essa faixa etária como academias e pacotes turísticos especializados, descontos em cinemas e teatros, por outro lado, estamos vendo o problema da aposentadoria. Conforme diz o cientista Joël de Rosnay “Você consegue imaginar todo mundo tendo rendimentos pagos dos 58 anos aos 100 anos?”

Mas, para entendermos melhor todas essas questões, sugiro a leitura do livro “Ganhei Mais Vida” – O que fazer com a longevidade? De Joël de Rosnay; Jean-Louis Servan-Schreiber; François de Closets e Dominique Simonnet. Os autores dividiram o livro em três partes, O corpo, O espírito e A sociedade. A divisão dos tópicos possibilita fazer links entre os temas, mas é possível também ler os mesmos separadamente. Vale a pena a leitura.

Post escrito por: Mª de Lourdes C F Cruz  – Professora aposentada da Rede Municipal de São Paulo formada em Pedagogia com especialização em deficiência intelectual pela UNICID e Psicopedagoga pelo Mackenzie.

Foto de Capa: Pexels

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta