Chá Calmante para Insônia e Ansiedade

por Mª Aparecida Costa

Somos de uma geração em que nossas avós acreditavam, cultivavam e ensinavam os chás caseiros como tratamento de algumas doenças. Essa prática caiu em descrédito, infelizmente.

A partir de pesquisas e comprovação da eficácia de algumas ervas, muitos profissionais de saúde, atualmente, vem estimulando o retorno desses costumes populares tão importantes. Entre esses profissionais, encontramos Jéssica Ayumi Maeda, farmacêutica com pós graduação em farmácia clínica. Ela orienta a população e ensina as receitas dos chás em sua pratica na Residência Multiprofissional em Atenção Básica / práticas integrativas e complementares pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo em que faz parte. Jéssica também pratica Auricoloterapia (acupuntura na orelha) e Liang Gong.

Vamos aos chás?

1. Folhas de Melissa (Erva Cidreira)

Na foto número 1 temos a Erva-cidreira (Melissa officinalis)
Na foto número 2 temos a Cidreira-brasileira (Lippia alba)

Para preparar o chá de Erva Cidreira você vai precisar:

  • 200 ml de água
  • 1 colher de sopa de folhas de Erva Cidreira (qualquer uma delas) picada

Modo de Preparar

Coloque a água para ferver e desligue o fogo. Coloque a água numa xícara e acrescente uma colher de sopa de folhas de Melissa picada. Tampe a xícara e mantenha abafado por 10 minutos. Coe e tome antes de deitar.

2. Chá de Folhas de Maracujá

Para você preparar o chá com folhas de maracujá você vai precisar:

  • 200 ml de água
  • 1 colher de sopa de folhas de maracujá picadas

Modo de preparar:

Coloque a água para ferver e desligue o fogo. Coloque a água numa xícara e acrescente uma colher de sopa de folhas de maracujá picadas. Tampe a xícara e mantenha abafado por 10 minutos. Coe e tome antes de deitar.

Precauções

  • Erva-cidreira (Melissa officinalis) – Não utilizar em pessoas com hipotireoidismo e pressão baixa. Não utilizar em gestantes, lactantes e crianças sem orientação medica.
  • Cidreira-brasileira (Lippia alba) – uso cuidadoso para pessoas com pressão baixa, gestantes, lactantes e crianças.
  • Maracujá (Passiflora sp)  – Podem causar sonolência. Não usar com medicamentos para dormir e outros que possam causar sono, em gestantes, lactantes e crianças.

Observações

Usa-se a mesma medida de 01 colher de sopa da erva picada fresca ou seca para 200 ml de água.
Foto de capa: Pexels

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta