Bebida alcoólica engorda?

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

Você costuma chegar em casa e tomar aquela cervejinha gelada? Considera que bebida alcoólica engorda? Já ouviu argumentos do tipo:

Claro que cerveja não engorda, se engordasse a Maria que bebe todas não seria tão magra!

Tire suas dúvidas nessa matéria maravilhosa enviada pela nutricionista Edina A.T.Trovões. 

Bebida alcoólica engorda?

Pessoas atentas à saúde e preocupadas com o ganho de peso, costumam perguntar: Quando eu for beber o que é melhor eu escolher? Destilado ou fermentado?  Vinho ou cerveja? Quanto posso beber? Bebida alcoólica engorda muito?

Se a preocupação é com as calorias e com o ganho de peso, nesta hora, é muito importante conhecer o teor alcoólico da bebida (ou seja, a quantidade de álcool presente em 100 ml), pois é isso que vai definir seu conteúdo calórico.

Neste sentido não importa muito se é destilado ou fermentado, a qualidade do levedo de cerveja ou resveratrol do vinho. O que conta são as calorias.

Cada ml de álcool fornece ao corpo cerca de 7 Kcal. Quanto mais álcool for ingerido, maior será o ganho de peso.

Veja a tabela abaixo que ilustra a quantidade de calorias que cada bebida fornece, por dose habitual. Para saber a quantidade total de calorias que se estará ingerindo através da bebida alcoólica, multiplique o valor “Quantidade de Kcal proveniente de álcool por dose” pelo número de dose ingerida.

Simples assim!

Uma bebida com alto teor alcoólico tem mais calorias, mas se ingerida em pequena quantidade/dia, seu impacto no ganho de peso é pequeno, enquanto que uma bebida com baixo teor alcoólico e ingerida em grande quantidade/dia, fornecerá uma carga de calorias muito grande e consequentemente favorecerá o ganho de peso.Veja bem, beber 100 ml de whisky (duas doses) fornecerão ao corpo 280 calorias, enquanto que a mesma quantidade de cerveja, 100 ml, fornecerá apenas 35 Kcal.

Em 2 doses de whisky há 40 ml de álcool e 280 calorias, enquanto que em 5 latinhas de cerveja (350 ml cada) há 87,5 ml de álcool e cerca de 615 calorias.

Beber muito ou beber pouco é relativo se não ficar claro qual o tipo de bebida consumida (teor alcoólico) e a quantidade.

A recomendação médica sobre o consumo de álcool seria, consumir álcool esporadicamente e procurar não ultrapassar o volume de 1 dose para mulher e 2 doses para homem. Cada dose equivale: 1 lata de cerveja ou 1 taça de vinho ou 45 ml de bebida destilada.

Quantidades maiores de bebida, em médio e longo prazo, favorecerá o ganho de peso e acarretara danos à saúde.

Sendo assim, bebida alcoólica engorda? A resposta seria: depende! De que bebida está se falando e qual a quantidade que será ingerida?

A proposta deste texto foi esclarecer sobre a relação entre o consumo de bebida alcoólica e ganho de peso, sem querer abordar quais são as consequências deste consumo sobre a saúde.

Por: Edina Ap.T.Trovões

Nutricionista CRN3-1579

E-mail:[email protected].

Telefone do Consultório: (011) 2307-1551

Foto de capa: Pexels 

Texto publicado inicialmente em: Revista City Penha

 

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta