Saiba qual a relação entre a alimentação e a enxaqueca

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

Em muitas ocasiões tive enxaqueca na minha vida, mas confesso que nunca associei a dor de cabeça com algum alimento que ingeri durante o dia. E você também queixa-se de dor de cabeça constante? Como está sua alimentação?

Essa matéria escrita pela nutricionista Edina A.T. Trovões descreve os alimentos que estão associados ao aparecimento das crises de enxaqueca.

Está imperdível!

Cefaléias, enxaquecas e alimentação: existe relação entre elas?

Segundo o Centro de Estudos em neurociências e tratamento da enxaqueca, a Cefaléia é o termo médico utilizado para dizer “dor de cabeça”, isto é, uma dor sentida a partir da região periorbitária (em volta dos olhos) até a parte alta da nuca. Na Classificação da Sociedade Internacional de Cefaléia, há 13 grupos, 56 subgrupos e cerca de 150 tipos de cefaléia. Enxaqueca (ou migrânea) é um grupo de cefaléia.

A cefaléia, ou dor de cabeça, pode atingir, todo e qualquer ser humano. Os médicos classificam de cefaléia primária,quando as dores de cabeça são por si só a manifestações da doença e secundária quando é um dos sintomas de alguma outra doença,como nos tumores cerebrais, aneurisma, infecções, traumatismo craniano, etc.

Já a enxaqueca, embora sendo uma doença comum, pode ser incapacitante. A cabeça pulsa e a dor pode ser tão forte que dá a sensação que a cabeça vai explodir. Acontece uma intolerância a luz, ao barulho e a cheiros,e pode vir acompanhada de náuseas e vômitos.

Na presença da “dor de cabeça”,é muito comum fazer-se associações entre o aparecimento da dor e determinado fato ou consumo de alimento.

Realmente, alguns destes possuem evidencias científica que são desencadeadores de crises, outros, ainda estão sobre investigação.

O stress e o jejum prolongado são predisponentes para crises de enxaqueca, assim como bebidas alcoólicas e o alto consumo de café. É comum, também  a falta deste ocasionar crises quando a pessoa é dose dependente, ou seja, necessita de certa quantidade de café diariamente.

Considera-se excesso de café, quando se ingerem mais de três xícaras de café expresso por dia ou aproximadamente cinco xícaras de café coado.

Chocolate, glutamato monossódico (um tempero utilizado para realçar o sabor dos alimentos e muito utilizado na culinária chinesa), vinho tinto e queijos curados (amarelos), possuem tiramina ou feniletilamina que podem agir como desencadeadores de crise.Cada organismo responde de determinada forma a um estímulo. É importante que a pessoa observe como o seu organismo reage a determinado alimento.

Quem apresenta crises de enxaqueca pode abster-se destes produtos por um tempo e depois ingerir um de cada vez e observar qual foi o resultado, ou seja, se houve relação entre o consumo e a crise.

Outros alimentos também merecem atenção, por serem provocadores de cefaléia, tais como: Frutas cítricas, como a laranja e o abacaxi, e os embutidos como a salsicha e lingüiça.

Os embutidos podem estimular o aparecimento de uma crise de enxaqueca porque no seu preparo são acrescidos nitritos e nitratos como conservantes e realçadores da cor vermelha. Esses produtos são substâncias que provocam a dilatação dos vasos sanguíneos e a dilatação de uma artéria, quando está  inflamada provocará dor, portanto, os embutidos devem ser evitados.

Não há explicação clara quanto a ação das frutas cítricas sobre crises de enxaqueca, e embora raras, vale a pena prestar atenção na relação entre o seu consumo e o aparecimento de crise.

Edina Aparecida Tramarin Trovões

Nutricionista – CRN3-1579

e-mail: [email protected]

Texto inicialmente publicado na Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta