Mantenha as promessas de mudanças para o novo ano

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Estamos há uma semana do início do ano, você já começou a colocar em prática as promessas de mudanças pronunciadas na noite da virada, entre brindes e abraços, ou faz como a maioria das pessoas que as abandonam ao amanhecer do primeiro dia?

É certo que estamos acostumados ao ritmo da nossa vida, mas não temos que nos contentar e nos justificar que a vida é assim mesmo e que nem tudo acontece como a gente gostaria. Não temos o poder de intervir em muitos fatos da vida, mas também não podemos nos limitar e funcionar como um carro automático, que engata a primeira e deixa as coisas irem acontecendo.

Precisamos manter uma conversa constante e sincera com a gente e com a vida! Não podemos esquecer as promessas de mudanças para o novo ano. Aquele momento mágico que você para e vê, como em um curta metragem, o rumo da sua vida e percebe quais pontos pode melhorar. Mesmo que tenha sido apenas um segundo, pode ser a mola que te impulsione. Acredite, esse ano pode ser diferente!

Procure se conhecer melhor, fale com você mesmo, mas faça como se estivesse falando com margaridas cuja delicadeza das pétalas devem ser preservadas. Você merece esse zelo! Você merece o cuidado de quem já batalhou muito e ainda acredita que há coisas boas por vir, merece inclusive a coragem de perceber as dificuldades e as chances de melhoria.

Imagine-se embalado por um cobertor de gratidão e amor por você mesmo, mas pergunte-se:

  1. Estou sabendo amar ou vivo no ressentimento?
  2. Consigo viver a gratidão ou vivo pensando que a vida não tem sido justa?
  3. Faço pelos outros apenas aquilo que me é possível ou me desdobro, crio expectativas e me frustro?
  4. Cuido do corpo, compreendendo as mudanças naturais da idade? Vejo no espelho a beleza do meu olhar ou as rugas que hoje formatam meu rosto?
  5. Consigo curtir as paisagens, os musicais, colocando para dentro de mim o prazer daquele momento ou fico o tempo todo distraido, fotografando ou absorto em pensamentos?
  6. Que outros pontos tenho para revisar, repensar e refazer? Como fazer as mudanças que melhorem minha vida nesse novo ano? Consigo sozinho ou preciso de apoio de outras pessoas ou profissionais?

Anote essas promessas, coloque-as em um envelope, guardando-o em um local de fácil acesso, aquela gaveta que você abre com mais frequência. Não o perca de vista, releia, retome, reavalie e refaça de acordo com os acontecimentos e sentimentos que você for observando. Atente-se aos seus movimentos e aos movimentos da vida!

Mas lembre-se, não se apresse para o cumprimento dessas promessas. As verdadeiras mudanças vem de dentro para fora e tudo que é profundo demanda tempo e dedicação. Leve o tempo que precisar, mas faça! E no ano que vem, refaça!

Temos o aprendizado e a experiência de vida a nosso favor que, com sabedoria podemos transformar em maturidade. Procure o autoconhecimento e o use a seu favor, a favor da vida, a favor do amor e do respeito para você mesmo e por outras pessoas.

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta