Livro: As pontes de Madison – Robert James Waller

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Ler é um jeito de viajar na imaginação, além de ser um excelente estímulo para o cérebro em qualquer idade. 

Que tal ingressar nessa viagem e conhecer o resumo do livro As pontes de Madison e a opinião da amiga bibliotecária Glória Alves de Oliveira sobre o livro? 

Sempre que vejo um filme que se origina de um livro, faço questão de ler antes de assisti-lo, isto para fazer comparações. O livro não tem cortes, o filme é resumido. As pontes de Madison é uma história real, um dos livros mais marcantes que li. Narra uma história que se dá no ano de 1965 na cidade de Iowa interior dos Estados Unidos. Aconteceu na época de verão e tem como personagens principais Francesca Jonhson e Robert Kincaid, ela uma mãe de família, esposa correta, camponesa. Tinha dois filhos e uma sensação de que a vida era mais que isso, porém continuava sua rotina de dona-de-casa. Chegou a estudar e lecionar, mas a pedido do marido acabou desistindo da profissão. Estava sozinha devido a uma viagem do seu marido e filhos. Ele Robert, divorciado, aventureiro, cuja lema é a liberdade. Viaja para esta cidade com a finalidade de registrar as belas pontes de Madison, hospedando-se na casa de Francesca. Hóspede único, é assim que se dá o grande encontro dos dois. Francesca, se oferece como guia, depois oferece um jantar a um estranho, aceitando acompanhá-lo em uma seção fotográfica em outra ponte, aceitando um cigarro, uma cerveja, um conhaque, uma dança e uma noite de amor. Francesca renasce e Robert sente ter encontrando o que sempre buscou durante a vida. Um amor aventureiro. Após 4 dias ele parte e a vida retorna como antes para ambos. Com o passar dos anos, Francesca fica viúva, os filhos seguem suas vidas e ela tenta contato com Robert, mas não o encontra e desiste com medo de ter uma notícia ruim. Alguns anos depois, Francesca recebe um pacote com uma carta. A carta dizia que o corpo de Robert fora cremado e suas cinzas lançadas na ponte Roseman. Depois da morte de Francesca os filhos descobrem os segredos da mãe através de uma carta e diários. Francesca também foi cremada e suas cinzas lançadas na ponte Roseman e assim, enfim, eles se uniram para toda a eternidade.

 

Opinião

E como dizia Robert Kincaid “Palavras dão sensações físicas, não tem apenas significado.” E depois de ler este belo livro tive que concordar absolutamente com essa frase. A realidade onde a mulher esconde seus desejos e sentimentos, perante a sociedade, vive para os seus, esquecendo assim que é um ser vivo, sujeita a erros e acertos em suas escolhas. Uma fagulha de um raio   acorda esse ser adormecido, e vê que é possível se entregar ao amor. Tenta recuperar o tempo perdido, fazendo coisas simples como dançar, correr, sorrir. Limpa a poeira que se juntou anos a fio sobre suas convicções.

Ele, talvez por medo de perder a liberdade, resiste a se entregar a um grande amor, á uma entrega mais intensa. Aventureiro por conveniência, foi casado, mas o casamento acabou por conta de suas viagens.

Só que a energia entre os dois explode, porque são almas que se encontram uma em busca de outra.

Por: Glória Alves de Oliveira

Bibliotecaria e Cientista da Informação – CRB 1892

“Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo
de vencer.” Mahatma Gandhi

E você já o leu? Qual sua opinião sobre o livro?

Foto de Capa: Divulgação

Talvez você também goste...

2 comentários

Avatar
Ziza Arruda 20.abr.2020 - 00:13

Assisti o filme As pontes de Madison há muitos anos atrás e até hoje lembro muito bem da história. Recomendo, sim.

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 21.abr.2020 - 09:00

Que bom que tenha gostado. Eu também assisti e adoro, como vc! Obrigada por participar do nosso blog.
Um abração!

Responder

Deixe uma resposta