Beba Chá Verde e tenha qualidade de vida

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

Você já ouviu falar do chá verde? Faz uso dele? 

Saiba os vários benefícios do uso constante desse chá nessa matéria escrita pela nutricionista Edina A.T. Trovões.

Enquanto você lê vou lá agora comprar o meu 🙂

Chá verde

Beba  e tenha qualidade de vida

 O chá verde contêm compostos polifenólicos ou catequinas que  eliminam radicais livres circulantes no corpo e assim ajudam a prevenir várias doenças, como as do coração, possui ação termogênia (ajuda a emagrecer), anticarcinogênica (diminue a ação dos agentes causadores de câncer), antiinflamatória e antimicrobial.

Vamos entender melhor todos esses benefícios:

As catequinas como a EGCG (epigalocatequina-galato), presente em grande quantidade, reduz a chance de se ter doenças coronarianas, uma explicação para isso seria a capacidade que o chá possui em inibir a enzima que digere gordura e assim haveria menos gordura para ser absorvida e afetar o coração

Ele pode ajudar a reduzir o peso por ser termogênico, tem a capacidade de fazer o corpo  produzir mais calor e para isso acaba gastando mais calorias.  Embora não seja um agente emagrecedor, pode ser usado para perder peso junto com  reeducação alimentar. Ele também inibe a ação do gene responsável pela formação de novas células de gordura conhecido como efeito anti-adipogênico.

Estudos mostram que mulheres que ingeriram 3 xícaras de chá por dia tiverem menos ocorrência de câncer de mama, sugerindo ação contra agentes que causam o câncer.

A EGCG é conhecida por ter ação antiinflamatória, ou seja,quando há uma inflamação este polifenol não deixa o corpo produzir muitas substancias pró-inflamatórias conhecidas como prostaglandinas e leucotrienos e assim diminui a chance do corpo sofrer danos nas células tornando a inflamação menos agressiva. Pode ser muito útil em pessoas que vivem com inflamações crônicas como artrites e outras.

Possui ação  antimicrobial: as catequinas ajudam o organismo a eliminar bactérias patogênicas (que causam doença) protegendo o intestino e a boca de agentes causadores de doenças.

O chá verde deve ser preparado com as folhas e os talos da planta vegetal Camellia sinensis – Resolução Anvisa nº 267/ 2005.”Regulamento Técnico de Espécies Vegetais para o Preparo de Chás.

A  Camellia sinensis está disponível no mercado com o nome de chá verde, chá amarelo,chá branco e o chá vermelho, que se diferenciam pelo grau de fermentação das folhas e a quantidade de polifenois.

O chá apresenta sabor amargo e não deve ser adicionado açúcar, mas vale a pena o “sacrifício”.

Compre a erva de empresa idonêa, cuidado com falsos produtos ou misturas. As folhas e os talos não podem estar mofados e devem ser guardados em local seco e arejado.

Ferva a água, desligue o fogo e adicione a erva. Abafe a panela e deixe o chá em infusão (1 colher de sopa da erva por xícara de água) por 3 minutos e beba morno. Quando esfria ele perde parte de suas propriedades. Beba 3 xícaras por dia.

O chá verde ou branco, comprado pronto e servido gelado, não apresenta as mesmas propriedades funcionais

Não exagere na quantidade de chá visando mais benefícios, o excesso pode causar excitação devido a presença de cafeina.

Existe no mercado o extrato de chá verde, na forma de capsulas contendo a epilocatequina galato (EGCG) na forma concentrada, mas não existe comprovação científica sobre seu uso e eficácia e foram registrados casos de pessoas que tiveram nauseas, irritação gástrica, gases, reações alérgicas e hepatites. A Anvisa não autoriza o consumo.

Observações Importantes

O excesso no consumo (ou seja, mais de tres xícaras/dia e em altas concentrações) pode aumentar a ansiedade,  causar insônia,  provocar irritação na mucosa gástrica. Tanto que a Anvisa não autoriza o consumo de extrato seco, em cápsulas,  pelo risco de alta dosagem. Na verdade,  como tudo (café,  vitaminas,  proteinas, etc) em excesso é prejudicial à saúde. O uso do chá em doses corretas / adequada ( 3 xic / dia) tem efeito benéfícos.

Consumo de chá Verde por Hipertensos: o chá verde,  assim como qualquer outro estimulante, deve ser usado com cautela. O uso de qualquer alimento, chá ou medicamento (mesmo os chamados naturais) devem ser discutidos com o seu médico e nutricionista sobre seu uso.

Por: Edina Aparecida T. Trovões

Nutricionista – CRN 3-1579

e-mail: [email protected]

Texto publicado inicialmente na Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta