ANO NOVO E NOVAS ATITUDES PARA PERDER PESO

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

Início de ano… você está com a sensação de ter exagerado nas guloseimas das festas de final de ano? Então é hora de retomar a atividade física e rever a alimentação. 

Essa matéria escrita pela nutricionista Edina A.T. Trovões contém informações valiosas que poderão ajudar você a perder o peso acumulado. Acredite em você, leia com atenção e vamos começar o ano com novas atitudes!

ANO NOVO E NOVAS ATITUDES PARA PERDER PESO

Passado as festas de final de ano e todas as confraternizações é hora de pensar no peso e perder aqueles quilinhos extras adquiridos, a ideia é poder curtir todo o verão que se aproxima com boa forma e saúde.

As orientações mais atuais para perder peso estão relacionadas com a escolha de alimentos de baixo ÍNDICE GLICÊMICO. Saiba por quê!

Os alimentos de baixo índice glicêmico são capazes de diminuir a fome, os triglicerídeos, a circunferência do abdômen (aquela barriguinha indesejável) e a gordura no fígado, além de reduzir os níveis de açúcar no sangue e controlar diabetes.

A explicação é bem simples e tem a ver com um hormônio chamado insulina, cuja principal função é permitir a entrada de carboidrato na célula para produzir energia para o corpo viver, o problema é que o excesso de insulina favorece a fabricação de triglicérides (gordura) e impede que o corpo utilize essa mesma gordura como fonte de energia quando há necessidade de calorias. A insulina desperta o apetite ou algo parecido com compulsão alimentar para que o corpo receba mais alimento para produzir energia ao invés de permitir que ele utilize a gordura de reserva para este fim.

Alimentos de alto índice glicêmico estimulam muito a produção de insulina, e de baixo índice glicêmico estimulam menos, e fica claro que para perder peso, ter menos fome e gastar aquelas gordurinhas a mais, é importante manter a quantidade de insulina bem baixa, certo?

Então conhecer quais são os alimentos de baixo ÍNDICE GLICÊMICO irá ajudar a controlar o apetite, os triglicerídeos, reduzir o risco à obesidade e suas consequências.

Alguns alimentos com BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO:

Iogurtes, All bran , aveia, maçã, damasco, laranja, kiwi, pêssego, arroz parboilizado, arroz integral, lentilha, feijão, soja, inhame, amendoim, vegetais folhosos verde, legumes, proteínas de origem animal e gorduras.

Os alimentos com ALTO ÍNDICE GLICÊMICO são:

Açúcares e todo alimento que contem açúcar como bala, doce, refrigerante, suco, etc, pão Francês, arroz branco, farinha de trigo refinada, mel, biscoito crackers, milho, tapioca, batata cozida.

Conheça algumas dicas para ajudar a abaixar o ÍNDICE GLICÊMICO dos alimentos, em geral:

  • Use vinagre sobre a refeição preparada, ele ajuda a baixar os índices glicêmicos de alimentos como arroz e batata, retardando a absorção evitando elevação da insulina e diminuindo a fome. Use 1 colher de sopa de vinagre com 1 colher de azeite.
  • Antes da refeição consuma uma gordura de boa qualidade como 1 castanha ou 2 colheres de sopa de abacate ou 1 colher de sopa de azeite de oliva. A gordura impede que o estômago esvazie rapidamente retardando o aparecimento da sensação de fome. Além disso, essas gorduras contém Beta-sitosterol, uma substância que ajuda a reduzir a compulsão alimentar e o acúmulo de gordura na região abdominal.
  • Alimentos ricos em fibras contêm baixo ÍNDICE GLICÊMICO e dificultam a absorção de açucares pelo intestino, assim iniciar as refeições com salada evita que o corpo produza muita insulina. Uma sugestão é abusar do tomate!
  • Chia, linhaça, cevada ou aveia (baixo índice glicêmico) ingerida com frutas, são ótimas opções para substituir pães e bolachas (alto índice glicêmico) nos lanches da manhã ou da tarde.

Edina Aparecida T. Trovões

Nutricionista CRN3-1579

email: [email protected]

Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta