Peru ou Pernil para a Ceia de Natal?

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

Você está se perguntando qual a melhor opção de carne para a ceia de Natal?

Nessa matéria a nutricionista Edina A. T. Trovões traz informações que podem ajudar na sua escolha. Leia o texto e saberá!!

Falando sobre Nutrição – Peru ou Pernil?

A carne de peru e a carne de porco (lombo, costelas ou pernil) são, por tradição, duas deliciosas opções de pratos para serem servidos na Ceia de Natal, mas qual a melhor escolha sobre o ponto de vista nutricional?

Veja a tabela de composição nutricional de cada um. As quantidades de calorias e nutrientes se referem a 100 g do alimento, ou seja, a uma porção média.

Carne Calorias

Carboidrato

(g)

Proteínas

(g)

Gorduras

(g)

Colesterol (mg)

Ferro

(mg)

Peru assado 163 0 26,2 5,7 91 0,6
Chester** 132 0 18 6,6 37
Costeletas de porco assada 402 0 30,2 30,3 113 1,0
Lombo assado 210 0 35,7 6,4 103 0,5
Pernil assado 262 0 32,1 13,9 110 1,3

*Fonte: TACO- tabela de composição dos alimentos

** Fonte: rotulo do produto

As carnes de peru/chester são mais magras, contem menos gorduras o que não significa menos colesterol, e assim fornecem menos calorias quando comparadas com a carne de porco, mas isso não faz dela a única opção.

O peru e seu parente próximo, o chester, possuem valor nutricional aproximado, a diferença é que o chester é uma ave de origem escocesa, possui mais peito e coxa e uma carne mais tenra e macia do que a carne de peru, e apresenta menos colesterol.

Essas carnes são de fácil digestão e pouco alergênicas, podem ser consumidas por qualquer pessoa e em qualquer idade, desde que respeitadas às quantidades.

Devem ser preparadas assadas ou grelhadas, evite fritá-las para não adicionar gordura e calorias à preparação.

A outra opção para a ceia de Natal, que é a carne de porco, necessita um pouco mais de atenção quanto à parte do porco que estamos pensando em consumir. As costelinhas são mais gordas e assim mais calóricas e poderiam ser evitadas. A melhor parte é o lombo que muito se assemelha à quantidade de calorias e gorduras de um contrafilé sem gordura.

A grande questão é que muitas pessoas questionam o consumo de carne de porco devido à grande quantidade de gordura que possui e de oferecer riscos a saúde por poder transmitir a cisticercose, doença que leva o homem a ter o verme “solitária” ou a doença neurocistecercose.

No entanto, precisamos levar em conta que atualmente a suinocultura no Brasil está mais moderna. Os animais são tratados com água limpa e clorada, recebem alimentação adequada e balanceada e ficam em locais limpos e constantemente higienizados, portanto não têm contato com fontes de infecção além de apresentarem menor quantidade de gordura do que os porcos criados sem esses cuidados com a alimentação.

É importante comprar sempre carne com selo de inspeção fiscal e provenientes de animais criados em abate inspecionado e, assim, garantir que a carne não contenha doenças.

Isso vale também para a compra de peru e outras aves: nunca compre carne de animal que foi abatido em quintais ou abatedouros clandestinos.

As carnes de porco mais gordas devem ser evitadas por pessoas com problemas de obesidade e doenças cardiovasculares. Evite também servir para crianças menores de um ano.

De uma forma geral, podemos consumir ambas as carnes, com moderação e escolhendo boas receitas de assados.

Aproveito para desejar um Feliz Natal a todos, em especial a você leitor que vem nos acompanhando, com muito interesse pela ciência da Nutrição. Obrigada e Feliz Natal.

Edina A T Trovões

Nutricionista – CRN3- 1579

e-mail: [email protected]

Texto publicado inicialmente na Revista City Penha

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta