Crenças, Costumes, Tradições, Superstições para a entrada do Ano Novo

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Final de ano, momento de encontro com familiares e amigos, hora de comemorar, agradecer, prometer mudanças e desejar um ano melhor que o anterior. E como forma de aumentar as chances de realização dos pedidos,  você  pode apelar e pedir uma forcinha 🙂

As crenças, tradições e superstições estão presentes em muitas famílias brasileiras e acaba sendo uma forma de desejar sorte, amor, dinheiro, fartura. Pode ser também um jeito bem humorado de fazer um pedido para o ano que se avizinha. 

Quer saber as origens de alguns costumes? Leia o post ate o final. Está cheio de curiosidades. 

ALIMENTOS DA SORTE

  1. COMER LENTILHA – Tradição de origem italiana que promete que se se você comer uma colher de sopa de lentilha na ceia vai assegurar um ano de fartura de alimentos na mesa.
  2. CONSUMIR CARNE DE PORCO OU PEIXE – Há uma superstição forte de que consumir peru ou outras aves na ceia de ano novo pode trazer atraso na vida. As aves ciscam para trás, então prefira comer carne de porco ou peixes que se movimentam para a frente e trazem prosperidade.
  3. ROMÃ – Deve-se comer sete partes de romã e guardar as sementea na carteira até o próximo ano novo. As sementes de romã na carteira tem a função de atrair dinheiro.
  4. UVA – Tradição portuguesa que acredita que comer três, sete bagos de uva trará prosperidade e fartura nos alimentos (você também pode consumir a quantidade do seu número da sorte). Com a mesma finalidade das sementes de romã, você deve guardar as sementes da uva na carteira ou bolsa até a próxima virada de Ano Novo. Também trará dinheiro.
  5. CONSUMIR TÂMARAS, AVELÃS, NOZES E CASTANHAS – Tradição de origem árabe, devem ser consumidos para garantir fartura de alimentos.
  6. CONSUMIR FRUTAS CRISTALIZADAS – Representam sorte e fatura para o ano seguinte. Consuma pêssego, figo, ameixa, damasco e maçã entre outras frutas cristalizadas.
  7. VINHO ESPUMANTE – Para os cristãos o vinho é considerado vida e sabedoria. E por ter sido produzido a partir da uva, traz sorte e prosperidade. Melhor se consumido em taças de cristal porque elas purificam as energias espirituais.

VESTIMENTAS E A SORTE NO ANO NOVO

  1. USAR ROUPAS BRANCAS – De origem das religiões africanas. As tribos africanas usavam trajes brancos na virada do ano em homenagem à Iemanja. O branco representa paz, purificação espiritual e bondade. Costume muito recente entre o povo brasileiro.
  2. CALCINHA OU CUECA NOVAS – Recomendadas principalmente para quem está começando um namoro. Trazem sorte para o amor, deixam os mal entendidos para trás  e ajudam a garantir o futuro.
  3. USAR UMA PEÇA AMARELA – Amarelo atrai dinheiro porque representa o poder do ouro. Pode usar qualquer peça, inclusive peça íntima ou lencinho.
  4. USAR LINGERIE COLORIDA – Cada cor de lingerie tem um significado. Acredita-se que as cores são captadas pelos olhos e transmitem para o cérebro impulsos que mudam o comportamento e humor. Por exemplo se você está deprimida, deve usar roupa laranja que captará a energia vital que agirá sobre seu humor. Cada cor tem um significado, veja no quadro publicado por Significado das Cores (link abaixo).

Significado das cores

OUTROS COSTUMES E SUPERSTIÇÕES

  1. PULAR 7 ONDAS NO MAR – Para os gregos o mar tem um poder espiritual capaz de renovar nossas energias, porém o habito de pular as sete ondas tem origem nas religiões africanas como uma forma de invocar Iemanjá para dar forças para vencer as dificuldades do próximo ano. Para cada onda você deve fazer um pedido. Só dê as costas ao mar quando sair completamente dele para não atrair má sorte nas finanças. Recue olhando para o mar e deixando lá todas as energias negativas do ano que ficou para trás.
  2. PRESENTEAR IEMANJÁ – Acredita-se que ofertar flores, sabonetes, velas na virada do ano leva todos os seus problemas para o fundo do mar e devolvidos na forma de ondas que trará sorte para o ano novo.
  3. ACENDER VELAS NA PRAIA – forma de fazer oferenda para Iemanjá, a deusa africana que protege seus fiéis com saúde, amor e dinheiro o ano todo.
  4. GUARDAR UMA FOLHA DE LOURO NA CARTEIRA – As pessoas acreditam que o louro na carteira atrai dinheiro. A folha de louro deve ser substituída a cada virada de ano.
  5. VARRENDO A CASA DO FUNDO PARA A ENTRADA – Deve ser feito isso no dia 31, retirando toda a energia negativa que se acumulou durante o ano. Não deixe nada quebrado na casa, copos, vasos, espelhos e outros objetos.
  6. USAR LENÇOIS NOVOS – Lençois novos na primeira noite do ano deixam ameaças do ano passado para trás, na máquina de lavar. Costume especial para os recém casados.
  7. PARA ATRAIR DINHEIRO – Não passe o Ano-Novo com a carteira ou os bolsos vazios.
  8. COLOQUE UMA NOTA DE DINHEIRO DENTRO DO SEU SAPATO – tradição oriental que acredita que parte da energia que precisamos entra no corpo pelos pés. O dinheiro no sapato deverá atrair riquezas.
  9. PULAR COM O PÉ DIREITO À MEIA NOITE – para atrair coisas boas na sua vida, segundo a bíblia tudo que vem do direito é do bem.
  10. SUBIR NUMA CADEIRA À MEIA NOITE – Ideal comer a lentilha em cima da cadeira, para dar impulso na sua vontade de subir um degrau na vida. Melhor se subir com o pé direito.
  11. FAZER BARULHO À MEIA NOITE – costume dos povos antigos que acreditavam que o barulho afugenta os maus espíritos. Você pode usar apito, chaves, batuques, panelas, mas tem que ser exatamente à meia noite para espantar o mal.

Mas nada supera o hábito de receber o Novo Ano com fogos de artifício, exatamente à meia 

Feliz Ano Novo, comemore, agradeça!!!

Essas e outras divas você vai encontrar:

Oba Oba

Vix

Mulher de Classe

Os significados das cores

 

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta