C h o c o l a t e

por Edina A T Trovões
publicado em: atualizado em:

foto_edina

Você gosta de chocolate? Sente-se culpado cada vez que o come? Recomendamos a leitura do post enviado pela nutricionista Edina A. T. Trovões que tem várias dicas sobre seu consumo. Está imperdível!!

Chocolate – presente em várias ocasiões, desejado e proibido em tantos outras. 

Afinal, que alimento e esse?

O chocolate está presente nas relações humanas, é como se ele transmitisse mensagens de solidariedade, amor, amizade, desculpas, boa viagem, saúde, paixão. Serve de lembrancinhas e não pode faltar no Dia dos Namorados e Dia das Mães.

Alguns pais e professores também utilizam o chocolate para gratificar  filhos e alunos exemplares. Na Páscoa é transformado em ovos, símbolizando a Ressurreição de Cristo.

O chocolate é obtido de uma mistura entre a massa do cacau (Theobroma cacao), açúcar, manteiga de cacau outros ingredientes (Ex: leite).

Devido a seus componentes, o chocolate apresenta controvérsias sobre sua ação ou influencia na saúde humana.

Vamos conhecer seus nutrientes e quando estes são saudáveis ou prejudiciais:

Prcteinas: 100g contem 4,4 g*de proteinas de  baixo valor biológico ou seja aquelas que o organismo consegue produzir, por isso não é um alimento indispensável ao consumo humano.

Gorduras: 100g de chocolate contem um total de 35,1g *de gorduras, sendo,35%  monoinsaturado e 5 % poliinsaturada que não fazem mal ao coração e apesar de possuir 60% de gordura saturados, uma gordura ruim, não eleva os níveis de colesterol sérico ( isto porque contém o ácido esteárico). Conclusão: chocolate não afeta de forma importante os níveis de colesterol sanguineo.

Glicídio, 100g de chocolate contem 57,9 g de *, principalmente na forma de açucar. Além de fornecer calorias vazias (sem nutrientes importantes) pode aumentar os níveis de trigicérides sanguineo. O triglicérides é uma gordura que traz prejuizos ao sistema circulatório.

Contem pequenas quantidades de cálcio, magnésio, ferro, zinco, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C.

O magnésio tem ligação com a dopamina ( substância relacionada com a euforia e satisfação), talvez seja o magnésio um dos componentes do chocolate que forneça ao organismo aquela sensação prazerosa que sentimos após o consumo.

O chocolate ainda possui teobromina, que  é um estimulante e endorfina que oferece a sensação de bem estar.

Calorias:100g de chocolate contém em média 528 Calorias*. É um alimento muito calórico. Se consumido diariamente e dependendo da quantidade pode levar ao sobrepeso e até obesidade.

Estudos recentes referem que o consumo moderado de chocolate preto e amargo pode trazer benefícios para a saúde por possuir  flavonóides com função de proteger o coração. Sabe-se que o cacau tem propriedades antioxidantes,ou seja de neutralizar os radicais livres produzidos pelo organismo. (Uma parte do oxigênio que respiramos se transforma em radicais livres, que estão ligados a processos degenerativos como o câncer e o envelhecimento,artrite, arteriosclerose, catarata, entre outros).

De uma forma geral, o chocolate que contem massa de cacau, é um alimento muito nutritivo e calórico. Mas deve ser consumido com moderação e esporadicamente. Uma barra de 30g duas vezes por semana seria uma boa dica.

Não há comprovação científica que chocolate causa espinhas, mas pode causar cáries.

Curiosidade sobre o chocolate:

Você sabia que embora não se tenha conhecimento ao certo da origem do cacau, ele já era consumido no século 16 pelos Astecas e Maias antes de ser levado para a Europa?

Os Astecas também costumavam usar grãos de cacau como dinheiro e apenas os nobres bebiam o “tchocolalt”, uma mistura de grãos de cacau e mel, considerada uma bebida afrodisíaca e sagrada.

Em 1502, quando a esquadra de Cristóvão Colombo chegou à Ilha de Guanaja, os nativos astecas deram-lhe uma taça da bebida, que foi um dos primeiros europeus a provar o sabor do chocolate.

Por volta de 1700 chegou à França e Inglaterra, recebeu a adição de leite e conquistou o mundo. No Brasil, o cultivo de cacau teve o seu início no século 19 em Ilhéus, na Bahia. Lá está a maior produção.

*dados extraidos da Tabela de Composição dos Alimentos-IBGE

Edina Aparecida Tramarin Trovões
Nutricionista - CRN3- 1579
Email: edina.trovõ[email protected]

Matéria publicada inicialmente na Revista City Penha

Foto de Capa: david pacey

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta