A Importância da Aprendizagem ao Longo dos Anos

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

20160614_180455

Já de muito sabemos sobre a importância da mente ativa para o bom funcionamento do cérebro, memória, produtividade e de outras condições humanas. Por essa e outras razões estamos publicando e recomendando esse post escrito por Maria de Lourdes C F Cruz – Psicopedagoga  e pedagoga.

Confira!!

Já faz algum tempo que a coordenadora desse blog pediu para eu escrever algo a respeito de regras gramaticais e comunicação escrita. Sou professora aposentada de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da Rede Municipal de São Paulo. Minha aposentadoria aconteceu em fevereiro desse ano e na ocasião eu estava trabalhando na Diretoria Regional de Educação Penha na área da Educação Especial, ou seja, apesar de me sentir lisonjeada com o pedido, não me senti com competência para escrever a respeito do assunto solicitado. Mas, como negar um pedido de uma amiga?

Então, após algumas reflexões e consultas, criei coragem e resolvi compartilhar algumas considerações, não propriamente sobre gramática, mas a respeito dos processos de aprendizagem na chamada terceira idade que no Brasil começa aos sessenta anos. Vale ressaltar, que me tornei sexagenária em setembro desse ano.

Bem, após algumas consultas, constatei que existem poucos artigos relacionados a esse assunto. Os que encontrei tratavam mais a respeito dos direitos e cuidados que a sociedade deve ter com essa população. Mas, mesmo assim, em todos os artigos que pesquisei, constatei a importância da aprendizagem ao longo dos anos. Num dos artigos, o pesquisador diferenciava a educação formal oferecida pelo sistema de ensino oficial; a educação não formal ministrada pelas ditas Universidades da 3ª Idade e a educação informal que acontece de forma espontânea e permanente ao longo da vida. Ela pode acontecer pelos meios de comunicação, leituras, na relação familiar ou com amigos.

Uma pessoa com mais de 50 anos, muitas vezes já está fora do mercado de trabalho, mas continua e deve continuar curiosa, com expectativas, com perguntas a respeito de questões existenciais, com vontade de preencher o tempo livre, de ampliar as possibilidades de interação social ou, simplesmente, melhorar a qualidade de vida. É queridas parceiras e parceiros com mais de 50 anos, envelhecer criativamente é uma verdadeira arte e querer continuar aprendendo pode ser o caminho.

Notas para pessoas que moram em São Paulo:

  • A USP Leste através da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) oferece vários cursos gratuitos para a 3ª idade. Ela está localizada na Av. Arlindo Béttio, 1000 – Ermelino Matarazzo. É possível chegar à unidade pela estação USP – Leste na linha 12 Safira da CPTM. As inscrições costumam acontecer no inicio de fevereiro e de agosto.
  • O SENAC Penha possui um curso de Comunicação Escrita e Revisão Gramatical. Ele está localizado na Rua Francisco Coimbra, 403.

Post escrito por: Mª de Lourdes C F Cruz

Professora aposentada da Rede Municipal de São Paulo formada em Pedagogia com especialização em deficiência intelectual pela UNICID e Psicopedagoga pelo Mackenzie.

Procure em suas cidades cursos, grupos de estudo, grupos de leitura. Leia, troque livros e impressões sobre sua leitura. Mantenha seu cérebro em funcionamento!

Foto de capa: Pedro Ribeiro Simões

Talvez você também goste...

1 comentário

Avatar
Maria da Gloria 18.nov.2016 - 12:14

Neste blog tem um post meu, contando justamente a minha experiencia apos os 50, fiz faculdade de Biblioteconomia, e exerço a profissão em uma faculdade particular. Gosto demais do meu trabalho, ja avise que mesmo aposentando no próximo ano gostaria muito de continuar na ativa. Leio muito e sempre estou interaginedo com pessoas de diversas idade, meu medo era chegar a essa idade e me entregar a rotina doméstica, mas consegui, bjs

Responder

Deixe uma resposta