Aprendendo Arte e Paixão pela Fotografia

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Cresci ouvindo que fotografia era arte para poucos. Em parte isso era verdade… eram tão poucos os fotógrafos na nossa infância e adolêscencia. ?

Depois dos 50 anos rompi com esse preconceito e me matriculei no Curso de fotografia com o Professor Folco e aprendi muitas coisas:

Aprendi que pode ser dom para alguns e prazer para muitos! A fotografia vai além do hobbie, ela convida você para um novo estilo e qualidade de vida.

Aprendi conceitos de modo manual, fotometria, enquadramento, foco, cortes, equilíbrio e muitas outras técnicas, mas aprendi sobretudo que todos podem fotografar. Aprendi que tenho que ser a primeira a curtir minhas fotos e não clicar a câmera esperando “curtidas” de outros!

Aprendi que qualquer câmera fotográfica pode fazer belas fotos e que dominar seus recursos é mais fácil do que ampliar nossa visão artística e nossa criatividade. É preciso ver com os olhos da alma!

Aprendi que é mais importante curtir e registrar na memória os nossos momentos para depois, e se possível, eternizar com a câmera. Aprendi que a visão através das lentes de uma câmera é muito pequena para vislumbrar toda a beleza da vida e perco muito se assistir a tudo filmando com o celular.

Aprendi que o olhar é único e que, embora vários pessoas fotografem o mesmo local, as fotos trarão a personalidade e o jeito de cada um. A arte da fotografia está na sensibilidade e no olhar do fotógrafo para o belo. Qualquer pessoa pode fazer lindas fotos!

Aprendi que não devo comparar negativamente minhas fotos às de outros fotógrafos, mesmo que sejam profissionais, minha foto traduz a arte e a forma como captei aquele momento. E toda arte é única.

Aprendi, sobretudo que todos podem aprender e, nesse aprendizado, ter a possibilidade de fazer lindas fotos e a liberdade de poder compartilhar com vocês!

Foto 1

20160913_blog_mami_001

Foto 2

20160913_blog_mami_002

Foto 3

20160420_buenos_aires_192

Foto 4

20160913_blog_mami_003

Professor Folco

Arte Educador com suporte para a Fotografia

Email: [email protected]

Maria Aparecida Costa

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta