Oranges and Sunshine – Filme

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Oranges and Sunshine (Laranjas e o Sol), filme do diretor inglês Jim Loach, produzido em 2010 é baseado na história real de uma assistente social que investiga e desvenda o esquema de envio de crianças em situação de vulnerabilidade (filhos de mães solteiras, pobres ou órfãs) da Grã Bretanha para Austrália, sem o conhecimento de suas famílias. 

Margaret Humphreys (Emily Watson), Assistente Social do Governo da Grã Bretanha é procurada por uma moça que refere ter nascido na Inglaterra e enviada de forma ilegal para a Austrália. A moça pede ajuda para encontrar sua família. A princípio a Assistente Social não acredita nessa história, porém outra narrativa parecida deixa-a curiosa e resolve investigar, iniciando ai uma série de investigações bem sucedidas e comprovação de parentesco entre órfãos criados em instituições australianas e famílias inglesas.

Com o apoio do marido e das crianças órfãs já adultas, Margareth consegue apoio e financimento para essa causa, ao mesmo tempo que encontra dificuldades com os governos da Inglaterra, Austrália e com as instituições envolvidas no processo de deportação dessas crianças.

O Filme chama a atenção pela delicadeza do tema, a dedicação da profissional e pelo relato do sofrimento das crianças e suas famílias.

Vale a pena assistir!

Pesquisa:

CINE SEM PIPOCA

Foto de Capa: Divulgação do filme

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta