Nelir e uma história de Superação

por Mª Aparecida Costa

Nelir – auxiliar de enfermagem, aos 59 anos conta uma história de superação que vale a pena ler e compartilhar… sobretudo pela forma como encara e luta pela vida.

Alento e motivação para muitos de nós!!

Nelir é uma pessoa alegre, sempre sorrindo adaptou-se na vida e na profissão, após uma doença grave. Por não ser mais recomendado realizar as tarefas atribuídas a sua profissão (vacinas, curativos e etc), dedicou-se ao trabalho educativo com empenho e amor utilizando atividades lúdicas, como teatro e música.

Reinventou a vida e superou qualquer expectativa 🙂

Acolhe e encanta a todos, especialmente crianças, adolescentes e idosos.

Na foto abaixo Nelir realiza oficina para profissionais de saúde, demonstrando possibilidades de trabalhar prevenção de gravidez na adolescência através do teatro, estratégia que utiliza no trabalho em escolas da região onde atua.

Nelir2

Em seu relato nos conta: “…Em 2007 ao realizar exames de rotina, descobriram um câncer na minha mama direita. O nódulo foi retirado, porém em 2008 o câncer reapareceu e dessa vez precisou retirar um quarto da minha mama. Fiz 30 sessões de radioterapia… Achei que estivesse curada, porém em 2010 o câncer retornou novamente e dessa vez precisou retirar toda a mama. No mesmo dia recebi uma prótese mamária. Fiz 6 sessões de quimioterapia, porém tiveram que suspender por efeitos colaterais. 

A princípio tratei em convênio, mas a partir de 2012 fui atendida pelo SUS, em serviço especializado para o tratamento de câncer. Nesse mesmo ano fiz duas cirurgias de correção e em 2015 nova cirurgia, dessa vez para trocar a prótese. Também tenho fibromialgia e sinto dor pelo corpo, sempre tomo medicação que também produz alguns efeitos colaterais e preciso estar sempre em acompanhamento médico.

Quero que minha história possa ajudar outras pessoas que percebam a importância da superação e gratidão… porque eu agradeço muito – primeiramente a Deus, depois ao meu marido, minhas cunhadas e minha família como um todo que me ajudaram em todos os momentos que eu precisei. Agradeço também aos meus colegas de trabalho pelo apoio e incentivo…”

29 outubro 2014 011

Na foto acima Nelir desenvolvendo atividades com música e dança na Unidade de Saúde em que trabalha.

Lindo depoimento de uma mulher mãe de dois filhos gêmeos do coração que não se abateu diante de uma doença grave.

Que sirva de exemplo para muitos de nós!!

Talvez você também goste...

2 comentários

Avatar
Fernanda 06.maio.2016 - 00:04

Sou eternamente grata, essa mulher me ensinou muitas coisas…me orgulho por poder dizer que trabalhei vários anos com essa pessoa maravilhosa, mulher de fibra e sempre com sorriso no rosto…Nelir minha amiga eu te amo!!! Que Jesus te abençoe sempre!!!!

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 07.ago.2016 - 20:28

Fernanda, que bom que você expressou esse carinho. Repassei para ela e a Nelir ficou muito feliz com seu comentário! Agradece suas palavras!

Responder

Deixe uma resposta