Aposentadoria: Luta e Luto

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Sonho poder agendar cabeleireiro nas tardes de quarta feira em qualquer época do ano… mas temo não ter o que fazer o resto da semana!!

Vivo esse conflito e o observo em alguns colegas na mesma condição que eu… A gente se apaixona por uma profissão, dedica anos da vida à ela, luta para garantir a aposentadoria e no final da carreira temos que lidar com uma inesperada sensação de medo e luto. São  muitos os sentimentos envolvidos e se não forem elaborados acaba retardando a decisão de aposentaria de muita gente.

Ganhar e perder faz parte de qualquer escolha e a aposentadoria não foge à regra. É natural o sentimento de perda pelo afastamento de pessoas e situações que convivíamos com prazer. É importante reconhecer…  parar… pensar e nos reorganizar para outras oportunidades que a vida oferece.

Também é importante considerar que crescemos em uma sociedade mercantilista e aprendemos que “o trabalho dignifica o homem”, ou seja, aprendemos a fundamentar a existência no trabalho, como se não houvesse outras formas de produção e de vida.

A própria palavra Aposentadoria que vem de aposento – soa como se aposentadoria fosse sinônimo de cadeira de balanço, TV, colcha de retalhos e trabalhos manuais. Posso até gostar de todas essas atividades mas não quero fundamentar a existência dessa forma. E não preciso… O universo é muito maior e a aposentadoria pode nos abrir um leque de possibilidades.

É preciso encarar a realidade para que possamos tomar a decisão de uma forma mais segura e nos prepararmos para essa nova fase – reiventando a vida!!

Dedicamos tanto tempo ao trabalho que sequer percebemos que outros aspectos de nossa vida merecem mais cuidado. É importante mudar o foco da nossa atenção para nós mesmos, reorganizar, dar novo sentido à vida, buscando atividades que a gente goste de fazer.

Posso sonhar e desenvolver talentos como o curso de fotografia adiado há tanto tempo, conviver mais com marido, filhas e outras pessoas que amo, além de desenvolver tantos projetos quantos couberem na tão ansiosamente esperada “liberdade de agenda”!!

Essa vou ter que encarar!!

Talvez você também goste...

6 comentários

Avatar
Celia Maria Silva 05.nov.2015 - 11:40

Estou amando a aposentadoria! O fato de ser dona do meu horário, das minhas atividades, sem hora para acordar, me dá uma imensa satisfação! Já contribuí com o mundo, após 36 anos de trabalho! Agora o momento é meeeeuuuuu!

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 07.ago.2016 - 20:50

Célia, minha aposentadoria saiu agora e estou sentindo exatamente como vc diz: amanhã é segunda e eu não tenho que me levantar cedo! Ufaaa!

Responder
Avatar
maria da gloria alves de oliveira 07.nov.2015 - 12:03

Já estou me preocupando com esse o que fazer após a aposentadoria, a vida de trabalho, traz copanhia, amizade novas e ocipação, e depois o que fazer? gostei muito da materia, vamos trocarmos ideia sobre o assunto, um ajudando o outro, Obrigada

Responder
Avatar
DEISE 30.jun.2018 - 21:34

Olá, eu estou confusa, após 35 dedicados ao trabalho parei a 4 meses. Tem dias que sinto prazer e outros angústia. Percebo que tenho necessidade de estar mais só, ou melhor com minha família.
Tenho dedicado mais tempo a cuidar da minha espiritualidade e auto conhecimento.

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 05.jul.2018 - 06:48

É uma grande mudança em nossa vida, Deise. Você está em fase de adaptação. MUitas coisas ainda acontecerão. Importante pensar que você fez por merecer viver melhor nesse novo ciclo. Parabéns pela aposentadoria. Muitas novas conquistas para você e volte sempre no nosso blog. Abração!

Responder

Deixe uma resposta