A luta das Mulheres por Cidadania

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Dias atrás, minha filha Isabela comentava sua percepção sobre as diferenças entre homens e mulheres no mercado de trabalho, observando que na maioria das empresas homens ocupam posições com melhores salários. 

Na mesma semana, participando da V Conferencia de Politicas para Mulheres da Cidade de São Paulo conheci mulheres movidas pela mesma percepção da minha filha, reunidas discutindo dignidade, direitos e cidadania para todos.

Surpreendentes, diferentes no tamanho, na idade, no estilo de vida, na forma de se vestir, mas todas com um elo forte entre si: suas lutas, bandeiras e seus triunfos!!

Reivindicando moradia, creches, liberdade, autonomia, cidadania, educação, direitos iguais, fim da violência contra mulheres… todas sabiam por que ali estavam em um final de semana ensolarado. Final de semana repleto de esperanças por um mundo melhor e mais inclusivo!!

Tive a felicidade de conhecer Alice e Nalva – nossas modelos da capa. Representantes do movimento social, lutam pela qualidade de vida para pessoas com deficiência. Alice em Perus e Nalva na Zona Sul onde faz parte de um coral composto por pessoas com deficiência da igreja que frequenta. Ambas fazem parte de outros movimentos de luta. Lindas!!

madalena022

 

Conheci também a Madalena, profissional da Saúde aposentada, militante do movimento de luta em favor das mulheres há mais de 30 anos. Me fala de vida, solidariedade e oportunidades para mulheres com mais de 60 anos.

 

auxiliadora_038

 

E,  correndo de lá para cá passou a Auxiliadora, Assistente Social na Região de Cidade Tiradentes, feminista,  preocupada com a organização do evento. Primeiro se envolveu com os movimentos sociais na Zona Leste de São Paulo e depois, e a partir dessa experiência decidiu fazer Serviço Social. Fala com orgulho de sua luta em favor das mulheres. Lindo depoimento!!

 

ester583_4672952269317316395_n

 

E o que dizer de Ester e Delza? Mulheres, que unidas discutem as questões que nos vulnerabilizam e lutam por Políticas Públicas para Mulheres na Região de Ermelino Matarazzo. Encantam pela paixão com que defendem a criação e ampliação de serviços de atendimento para mulheres.

 

avos043

 

Chamou a atenção as mulheres com seus turbantes, fitas, laços, flores, usados como objetos que assegurem sua feminilidade e como símbolos de suas lutas!

Mulheres com filhos, netos, que com alegria compreendem que seu lugar no mundo é lutar para que a sociedade entenda de uma vez por todas que MULHER É SUJEITO DE DIREITO E PONTO!!

 

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta