A Dança Circular

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Que precisamos evitar o sedentarismo e buscar alternativas para movimentar o corpo – especialmente depois dos 50 anos, todos sabemos 🙂 Mas algumas pessoas ainda tem dificuldade em se identificar com alguma atividade física .

A Dança Circular – também conhecida como Dança Circular Sagrada – pode ser uma opção muito legal… porque trabalha corpo,  mente e espírito.

Permite o movimento e o alongamento… solta o corpo e permite o relaxamento de uma forma tão gostosa e lúdica que as pessoas nem se dão conta que estão fazendo exercícios.

A dança por permitir celebração e união entre as pessoas, sempre foi uma forma de expressão da humanidade. Nas décadas de 50 e 60 o bailarino Bernhard Wosien pesquisando as danças de diferentes povos, percebeu as possibilidades de comunhão e amor nas danças circulares. A primeira vez que aplicou os conhecimentos adquiridos em sua pesquisa foi na Escócia em uma comunidade de meditação na dança. Criou um movimento que foi se espalhando pelo mundo.

No Brasil as danças circulares chegaram na década de 80 através de Carlos Solano e vem se expandindo a cada ano. Tem se demonstrado como uma ferramenta interessante para trabalhar na área da saúde porque promove relaxamento, experiências de alegria e paz. O exercício não é puxado e trabalha o movimento, a flexibilidade, a respiração e a união.

Praticar a dança circular ajuda a desenvolver o intelectual – os movimentos exigem concentração e atenção para assimilar a coreografia. Ajuda também no desenvolvimento da sociabilidade quando junta as pessoas e as coloca de mãos dadas, vivenciando harmonia individual e do grupo.

Promove o encontro de pessoas com diferentes idades e situações de vida. É uma atividade em que precisamos silenciar a mente e procurar harmonizar-se com o outro. Ficamos em um limiar entre nós mesmos e o outro.

A forma circular facilita a união entre as pessoas. Todos estão igualmente distantes do centro, não se destacando ninguém. O ritmo da roda é o fluir da vida – vai sempre para algum lugar, está em busca de um objetivo.

As mãos são postas de forma a permitir que a energia circule entre as pessoas. Palma direita voltada para cima e a esquerda voltada para baixo simboliza o dar e receber em nossas vidas – forma de nos mantermos em equilíbrio.

maos

O centro deve ser marcado com algum objeto para facilitar a formação e a organização das pessoas na roda.

centro

A música coreografada facilita o riso e a alegria e em cada uma delas pode-se fazer movimentos que trabalhem determinadas partes do corpo. Os passos são simples e ritmados onde todos fazem o mesmo movimento, mas cada um com seu jeito de ser – simbolizando o nosso caminhar.

Olhando para essa foto da roda, em um momento em que a coreografia permite o toque, você sente a união e as possibilidades das pessoas perceberem que não estão sozinhas. Todos temos os nossos problemas e nesses momentos a gente se une para nos fortalecer mutuamente e poder enfrentar melhor o dia a dia e os desafios que a vida nos impõe.

Convencidos?

Procurem na internet espaços públicos e particulares de dança circular. Inscrevam-se! Experimentem!!

 

Talvez você também goste...

2 comentários

Avatar
Maria da Glória Alves de Oliveira 06.dez.2014 - 19:12

Aqui na minha cidade Vitória da Conquista, nós fazemos essa dança, a denominamos de dança sagrada, esse laço de energia nos traz muita paz!

Responder
Avatar
Tânia Regina Felipe Dionisio 06.fev.2015 - 21:29

As Danças Circulares estão se expandindo no Brasil, a Secretaria de Saúde de São Paulo tem investido na formação de focalizadores para ampliar o acesso da comunidade a essa atividade tão benéfica à saúde física, mental e espiritual. Jé existem grupos em várias unidades de saúde e em diversos parques da cidade. Só experimentando para ver como é bom! No CECCO Ermelino, ocorre todas as terças às 8:00 h!

Responder

Deixe uma resposta