Cuidados com a Alimentação Depois dos 50

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Esse texto escrito pela nutricionista Natália Teixeira está muito legal e tem uma dicas super importantes para uma boa alimentação depois dos 50 anos. No texto ela fala sobre alimentação saudável para todos e destaca cuidados especiais para as mulheres em menopausa.

Vale a pena ler, anotar as dicas na porta da geladeira e tentar se organizar para seguir as orientações.

SAM_0290-1

Natália Teixeira é nutricionista formada pela Faculdade de Saúde Pública da USP e trabalha na Prefeitura de São Paulo com atendimento  ambulatorial.

“Hoje em dia fala-se muito em alimentação saudável, ouvimos no rádio e na televisão, lemos nas revistas e nos jornais, e ainda compartilhamos inúmeras informações nas redes sociais. São tantas as informações que fica difícil saber o que realmente devemos comer para garantir o bom funcionamento do nosso corpo.

A alimentação balanceada é muito importante na vida da mulher que está chegando ou já passou dos 50. Através dela é possível evitar o acúmulo de gordura na região abdominal, controlar as taxas de colesterol, triglicérides e pressão arterial, além de prevenir a osteoporose e as doenças do coração.

Após a menopausa ocorrem mudanças nos níveis hormonais das mulheres, o que pode alterar o formato do corpo. A tendência é que ocorra um ganho de volume corporal, principalmente na região do abdomem. Isso ocorre pois, nessa fase, a nossa necessidade de energia diminui, criando um aumento da massa de gordura e uma diminuição da massa magra (músculo). Sendo assim, se continuamos com os mesmos padrões alimentares de anos atrás, a tendência é ganhar peso.

Não é difícil aprender a cuidar da nossa alimentação, basta entendermos que é importante ter um equilíbrio entre todos os nutrientes, quase tudo é permitido, desde que não haja exageros e que você não tenha restrições alimentares por causa de alguma doença.

Para isso, deve-se consumir, pelo menos, 5 porções de frutas, verduras e legumes todos os dias. Leve frutas na bolsa, coma salada todos os dias, faça um refogado ou uma torta de legumes para o jantar… O importante é não deixá-los de lado. Coloque também na sua rotina os grãos integrais, as sementes e as castanhas.

Na hora de escolher a carne, dê preferência à branca ou aos cortes mais magros. Não se esqueça de tirar aquela gordura aparente ou a pele de frango antes de prepará-la. E vá com cuidado na hora de usar o óleo e o sal. Nada de exageros!

Nos peixes como o salmão e a sardinha, encontramos o ômega 3, que ajuda na prevenção das doenças do coração. Recomenda-se o consumo desses peixes, pelo menos, 2 vezes por semana.

Para as que sofrem com os sintomas da menopausa, a soja é uma ótima aliada nessa fase. Ela possui uma substância que age no alívio dos “calores”, muito comuns nesse período. Recomenda-se 1 porção de soja ao dia, sendo que essa pode ser consumida na forma de grãos ou seus derivados (leite, tofu, proteína texturizada, etc.). Só evite usar o molho shoyo, por causa da quantidade elevada de sódio.

Após os 50 anos, é comum o aparecimento da osteoporose nas mulheres. Para evita-la, é importante estar atenta ao consumo de leite e seus derivados (fontes de cálcio), dando preferência para os desnatados. Deve-se sempre ingeri-los longe do horário do almoço e do jantar, para garantir uma maior absorção desse nutriente.

Enfim, falamos de tudo o que é importante consumir, mas o que devemos evitar?
Principalmente os alimentos ricos em gorduras, açúcares e sódio, na dúvida leia os rótulos. Evite ao máximo os produtos industrializados, dê preferência sempre ao que é mais natural e à comidinha feita em casa.

E não se esqueça, a manutenção do peso adequado e a prática de atividade física são essenciais para uma vida saudável!”

Agradecemos à Natália pelo texto feito com tanto carinho e cuidado!

Foto de Capa: U.S Department of Agriculture

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta