O Papel das Avós no Incentivo ao Aleitamento Materno

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Em nossa infância a amamentação era prática comum. A maioria das crianças eram alimentadas com leite materno até maiores de dois anos de idade. Era um processo natural, incentivado por nossas mães e avós.

Nos últimos anos, assistimos uma mudança brusca nesse comportamento. Houve uma inversão e atualmente a minoria das mães conseguem amamentar exclusivamente seus bebês até os seis meses de idade. Em duas gerações observamos despencar o número de crianças amamentadas e aumentar o número de crianças com alimentação artificial (mamadeiras).

Surpreende também a mudança com as avós e bisavós. Muitas amamentaram seus filhos, tiveram a oportunidade de vê-los crescer corados e robustos e hoje fazem campanha contra a amamentação na família.  Alguns devem ter presenciado cenas desse tipo.

São muitas as razões que provocaram essa mudança, entre elas:

  • O poder da propaganda da indústria de alimentos infantis;
  • A dinâmica da vida moderna onde a licença maternidade é menor do que mãe e bebê precisam;
  • As crenças e mitos populares, entre eles que o leite é fraco… que os seios murcham … 🙁

Você sabia que a Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que o aleitamento materno deve ser exclusivo por seis meses e depois, deve ser complementado com outros alimentos e mantido até  dois anos de idade ou mais?

Os benefícios do aleitamento materno são inúmeros. Vamos destacar apenas alguns deles:

  • Fortalecimento do vínculo mãe e filho: a proximidade, o toque, o carinho, o momento de intimidade é compensador para mãe e filho;
  • Nutrição: é o melhor e mais completo alimento para o bebê;
  • Imunidade: o leite materno contém substâncias de defesa ideais para o bebê e que não são encontradas no leite de vaca;
  • Desenvolvimento: crianças amamentadas tem maiores chances de crescimento saudável.

E as vantagens do aleitamento materno?

Podemos destacar também algumas vantagens: o leite materno é econômico (custo zero); não precisa de preparo; não precisa carregar caixinhas e mamadeiras. Maravilha?

É incontestável o papel que as avós podem desempenhar na luta pelo estímulo à amamentação, e na Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), de 01 a 07 de agosto, podemos nos unir e apoiar essa Campanha.

Para isso, precisamos nos munir de informações e argumentos revestidos com muito amor e trocar experiências sobre amamentação com nossas filhas e filhos, amigas e amigos e vizinhos. Enfim, quisera que o compartilhar dessas informações pudessem alcançar a sociedade como um todo, que também só tem a ganhar com a amamentação.

Para saber mais, leia e carregue com você os 10 passos da Amamentação:

10-passos-amamentação

Fotos: Marilene (avó), Rosilene (mãe) e Rayssa – lindo bebê com 04 meses. A equipe do blog agradece a disponibilização das fotos. Lindas!!

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta