Envelhescência

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Você sabe o que significa Envelhescência? Não? 🙁  Mas, com certeza sabe o que significa adolescência.

A adolescência, segundo o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), é a fase entre 12 e 18 anos de idade e é considerada o período de transição entre a infância e a vida adulta. Na adolescência ocorrem muitas transformações no corpo e mente do jovem. É a fase onde se investe no preparo desses jovens para uma vida plena, saudável e produtiva.

A Envelhescência – termo adotado por Manoel Berlink – é a fase da vida entre os 45 e 65 anos. É o momento em que nos preparamos para a velhice e também observamos mudanças em nosso corpo: surgimento de cabelos brancos, rugas, redução no desejo sexual, menor capacidade de digestão de alguns alimentos, aparecimento de doenças crônicas.

Diferente dos adolescentes, as mudanças que ocorrem em nossa idade são vistas de forma negativa na sociedade em que vivemos. Quem nunca ouviu uma frase parecida com essa: 

… Faz um tempo que não via minha amiga… fiquei assustada com o tanto de rugas que ela ganhou… coitada!!” 

Então, é preciso coragem para encarar a envelhescência, por que não é só lidar com as transformações físicas e mentais, mas também lutar contra o preconceito e a desvalorização que envolvem as questões do idoso.

Talvez nesse momento você até esteja cantarolando o trecho de música do Zeca Pagodinho:

E deixa a vida me levar
(Vida leva eu!)

É, talvez você esteja mesmo pensando: melhor é ir vivendo, deixar a vida e as coisas acontecerem. Podemos até deixar assim “meio no automático”, mas de qualquer forma precisamos compreender que a envelhescência é uma fase onde precisamos aceitar as transformações que ocorrerão em nossas vidas, fazer escolhas mais saudáveis e manter uma rotina de acompanhamento médico que nos auxilie na prevenção de doenças e manutenção da saúde.

A maior certeza que temos é que a velhice é um processo natural, que todos os seres vivos envelhecerão e que a qualidade de vida no futuro dependerá – e muito – do estilo de vida que adotarmos no presente.

v01

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta