Dia Internacional da Mulher

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Você sabia que 8 de Março foi instituído internacionalmente como o Dia da Mulher em homenagem às mulheres que lutaram por melhores condições de trabalho?

O Dia da Mulher, em uma sociedade que privilegia o comércio e o consumo pode se reduzir em data para parabenizar, agradar, presentear e enaltecer a beleza e a vaidade feminina. Presentes… agrados… carinhos fazem bem ao ego e melhoram nossa autoestima, porém não podemos esquecer o significado de 8 de Março.

A história nos conta que na transformação dos meios de produção artesanal para a produção industrial, as mulheres trabalhavam em lugares fechados e insalubres por até 15 horas diárias, sem folga semanal e com salários irrisórios. Algumas mulheres levavam seus filhos pequenos para contribuir com a renda familiar e as crianças trabalhavam nas mesmas condições de suas mães.

Há relatos de enfrentamentos da mulher por melhores condições de trabalho e um desses relatos é que em 08 de março de 1957, trabalhadoras de uma fábrica de tecidos  em Nova York entraram em greve por redução de jornada para dez horas diárias, equiparação salarial com os homens, folgas aos domingos e melhores condições de trabalho. Suas reivindicações não foram atendidas, essas mulheres sofreram repressões violentas e o prédio da fábrica onde trabalhavam foi incendiado com 129 mulheres que morreram carbonizadas.

Essas mulheres morreram lutando por direitos à um trabalho digno para elas e para seus filhos. Em homenagem à essas e outras mulheres, por volta de 1910 o dia 08 de março foi instituído como o Dia Internacional da Mulher. 

Na história há nomes de muitas mulheres que se destacaram, mas há muitas heroínas anônimas que lutaram, em seu cotidiano por melhores condições de trabalho, maior liberdade e redução das desigualdades sociais.

Lembro-me da minha mãe, que reivindicou, junto ao meu pai, o direito de votar e de exercer sua cidadania. Na minha adolescência, eu, minhas primas e amigas lutamos pelo direito ao uso de calça comprida.

Nossa geração, de 50 e mais presenciou muitas transformações na vida da mulher. O papel de submissão imputado à mulher, durante milênios vem sendo transformado.

Quem somos as mulheres de hoje? O que queremos?

8858754504_d452712785_z

Foto: Maria Objetiva

Embora tenhamos observado muitas mudanças na sociedade em que vivemos, ainda temos um bom caminho a percorrer.

Somos mulheres: sensíveis, frágeis, fortes, vaidosas, belas, profissionais, heterossexuais, homossexuais, mães… humanas! Quaisquer outros adjetivos cabem na maravilha da diversidade humana. Podemos querer tudo! Podemos querer afeto, carinho, presentes, flores, mas não podemos nos esquecer do significado de 8 de março e da nossa responsabilidade em lutar por uma sociedade justa para homens e mulheres.

Viva o Dia Internacional da Mulher!

 

Foto de Capa: Maria Objetiva

Clickideia – A hora da luta

Escola – Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher?

Sua Pesquisa.com – Histórico do Dia Internacional da Mulher

Talvez você também goste...

2 comentários

Avatar
RITA DE NEVES COSTA DE OLIVEIRA SILVA 07.mar.2014 - 21:53

nós mulheres precisamos, de todo o respeito pois fazemos os mais diversos papeis como o de mãe, pai
mãe do sobrinhos, dos netos, dos afilhados, mãe da mãe do pai etc. Ainda temos tempo para trabalhar
para orar, para ajudar os vizinhos, para cuidar de tudo desde a compra do supermercado, do sacolão,do açougue até da compra de um carro ou uma casa. Então merecemos mais que um dia, merecemos to-
dos os dias de homenagem. beijos

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 07.mar.2014 - 22:55

Rita, é isso ai 🙂 A mulher vai assumindo vários papéis e tentando dar conta de tudo. Merece respeito, atenção e cuidado. Bj

Responder

Deixe uma resposta