Mais Atitude… Menos Remédios!!

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Esses dias uma médica amiga chega ao trabalho e diz: “… Fiquei tão orgulhosa de uma paciente! Ela tinha um colesterol muito alto… Indiquei a dieta e a caminhada e  hoje, no retorno, os exames dela estavam muito bons! O colesterol reduziu à níveis quase normais!…”

Você sabia que doenças crônicas como diabetes, colesterol alto e hipertensão podem ser muito mais facilmente controladas quando o tratamento está associado à dieta  e à atividades física adequadas?

Naturalmente, não podemos tomar essa decisão sozinhos. Para reduzir os medicamentos precisamos conversar com o médico que nos acompanha. O médico também precisa sentir confiança nas nossas atitudes, concordam?

Atualmente a atividade física é uma prática bem comum, mas é prudente que sejamos orientados pelo médico e outros profissionais da saúde como fisioterapeutas, educadores físicos. Precisamos começar devagar e ir aumentando a intensidade dos exercícios gradativamente.

Veja algumas dicas para você conversar com seu médico sobre a possibilidade de trocar (ou reduzir) a medicação por uma boa alimentação e/ou exercícios físicos:

Dores Musculares: Tem até piadinha sobre a fase dos “enta” (quarenta, cinquenta, sessenta) como a fase da dor (dói aqui… dói ali). É difícil mesmo para uma pessoa sedentária não sentir dores musculares. Então para reduzir o uso de relaxante muscular temos a Yoga, Pilates, Natação, Hidroginástica, sessões de alongamentos, entre outras coisas.

Hipertensão é coisa séria e acontece muito comumente a partir dos “enta”. Conhecida como pressão alta, seu controle está muito associado à dieta, especialmente a redução do consumo de sal. A atividade física é importante no controle da doença.

Diabetes também uma doença crônica, séria e silenciosa. Ocorre quando há índices elevados de açúcar na corrente sanguínea. Nesses casos o uso de açúcar fica restrito na dieta, bem como as gorduras. Também a atividade física está indicada.

O colesterol alto também é preocupante. Quando estamos com o colesterol acima dos níveis normais, as gorduras podem ser depositadas nas paredes dos vasos sanguíneos e pode ser muito perigoso. A dieta deve ser pobre em gorduras animais e rica em vitaminas e sais minerais.

Na depressão a atividade física é fundamental. Há vários artigos sobre o assunto  na internet. No Portal da Educação você encontra: “… Durante a realização de exercícios físicos, o organismo libera dois hormônios essenciais para auxiliar no tratamento da depressão, a endorfina e a dopamina. Ambos têm influência principalmente sobre o humor e emoções…”

“… Quando saio para caminhar, subo a rua pesada com meus pensamentos… mas ao descer, já tomei algumas decisões e os meus problemas parecem bem mais leves!!…” Maria, 55 anos.

Mesmo com uma dieta equilibrada e a pratica de atividade física, a medicação pode ser mantida, porém prestar atenção na alimentação e praticar atividade física é qualidade de vida sempre e temos grandes chances dos problemas de saúde que já desenvolvemos não se agravarem.

Viver depois dos 50 exige rever velhos hábitos e a adoção de práticas mais saudáveis: manter dieta equilibrada, evitar o aumento de peso, o consumo de cigarros e bebida alcoólica e praticar atividade física.

Dá para copiar essa atitude?

Para saber mais, leia:

Tua Saúde

Minha Vida

Sociedade Brasileira Hipertensão

Sociedade Brasileira de Diabetes

Portal da Educação

Foto: mikebaird

 

Talvez você também goste...

2 comentários

Sal de Ervas - Dicas para Reduzir o Consumo de Sal - Viver depois dos 50 13.fev.2014 - 19:23

[…] Previna o uso de medicamentos […]

Responder
A Disciplina na Atividade Física - Viver depois dos 50 16.mar.2014 - 13:00

[…] artigo anterior – Mais atitude… Menos Remédios!!! – falamos sobre a importância da atividade física e alimentação adequada para o controle de […]

Responder

Deixe uma resposta