Importância da resiliência na maturidade

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

 

Resiliência? Que nome é esse?

Resiliência é um termo derivado da física que caracteriza a capacidade de alguns materiais em absorver impactos e retornar à forma original.

Emprestado pela psicologia, a palavra resiliência é compreendida como a capacidade do ser humano em enfrentar e superar as dificuldades impostas pela vida. E aprender com elas!

Uma psicóloga, grande amiga tentando me fazer entender resiliência exemplificou: “…Imagine um copo descartável amassado com as mãos… se você tentar recuperá-lo cuidadosamente observará que, embora “machucado”, o copo conserva sua função… podemos utiliza-lo para tomar água, por exemplo… da mesma forma o ser humano quando passa por uma grande dificuldade… ao elaborar e superar ele manterá as marcas mas poderá utilizar a experiência como um aprendizado. Estará melhor preparado para o próximo desafio…”

Ouvi muitas vezes uma amiga dizer: “Engole o choro… engrossa o couro…”  Ela me conta que ouvia essa frase da mãe como um incentivo… uma força! Traduzindo a mãe queria dizer: “… Sinta, mas supere! Não permita que fatos ou pessoas tirem você do caminho que traçou para você mesma…”

Ou seja, devemos cuidar para que causas externas ou dificuldades que nós mesmos criamos, interfiram e reduzam nossa energia de vida!

Uma das lições que a maturidade nos traz é que a vida não poupa ninguém! Todos temos nossas perdas e ganhos; expectativas e mudanças de planos.

“… A rapadura é doce mas não é mole não…”, diria uma outra amiga ao se referir aos problemas da vida. ”… Viver é bom… mas nem sempre é fácil não…”

Se observarmos o rostinho de uma senhora idosa podemos perceber a quantidade de baques que já sofreu na vida, quantas pessoas queridas que já partiram (incluindo amigos). E não tem jeito!! É consequência da própria vida!

 E a medida que formos superando os obstáculos que a vida nos reserva, vamos aprendendo que quanto maior a resiliência, melhor qualidade de vida teremos aos 50, 60, 70 anos ou mais…

Daí faço minha as palavras de outra amiga: “… Na vida devemos ser duras como vara de marmelo, que enverga mas não quebra…”

Ou seja, meus amigos, resiliência é um conceito que precisamos adotar em nossas vidas todos os dias e em todos os momentos. Precisamos focar a importância de não nos deixarmos abater demasiadamente ante as intempéries da vida.

E no tabuleiro da vida, como no xadrez podemos viver vários xeques… mas xeque mate … jamais!

Todos os dias precisamos retomar e colocar esse conceito em nossa vida!!

Uol Notícias Saúde

Talvez você também goste...

3 comentários

Avatar
Luci 05.abr.2015 - 16:59

Também comecei a ser feliz perto dos 50. Meu sonho era o de ser mãe e depois de muitos anos tentando ele foi realizado, e dobrado: aos 48 tive gêmeos! Hoje minha vida é só curtir com os meninos que ja têm 10 anos.

Responder
Mª Aparecida Costa
Mª Aparecida Costa 07.ago.2016 - 20:29

Nossa, Luci! Presente em dobro!! Parabéns menina! Que Deus abençoe vc e sua família!

Responder
Avatar
Marcia 17.fev.2018 - 08:54

Estou adorando suas postagens. Parabéns! Conheci recentemente o blog e estou gostando muito. Obrigada pelas lindas palavras.

Responder

Deixe uma resposta