Viajar depois que os filhos crescem!

por Mª Aparecida Costa
publicado em: atualizado em:

Quem nunca sonhou em fazer uma grande viagem com a família?

Esse questionamento, por si, já tem a capacidade de suscitar muitas lembranças.  Muitos de nós terá pelo menos uma história para contar. Sonhar, sonhamos todos! Realizar o sonho é que era complicado quando estávamos com os filhos pequenos.

A realidade em que criamos os nossos filhos, que acredito ser a realidade de muitas famílias no Brasil, era a de um orçamento curto que precisávamos distribuir pensando em suprir as necessidades do ano inteiro. Pagávamos as mensalidades da escolinha já pensando na matrícula no início do próximo ano.

Naturalmente temos fotos de viagens em inúmeros passeios com os filhos pequenos, porém a maioria das viagens eram para sítios ou praias próximas e a viagem dos sonhos ia sendo adiada ano a ano.

Em alguns momentos da vida até seria possível viajar apenas o casal, mas como viajar e deixar os filhos pequenos? Essa é uma dificuldade para muitos pais.

É difícil para os pais viajarem deixando os filhos, mesmo quando crescidos, como dá para a gente perceber na fala de D. Maria, aos 75 anos: “… Posso até ficar uma semana fora de casa agora… que ninguém vai morrer de fome… Tá tudo criado!”

Esse exercício de liberdade também tem que ser nosso. Podemos ir onde e quando pudermos e quisermos.

Quando os filhos crescem e conquistam a própria independência pessoal e financeira, nós também ficamos mais independentes.

Atualmente as viagens estão muito mais populares. Você pode conseguir pacotes promocionais, especialmente fora de temporada. Há muitos lugares maravilhosos nos esperando. Se você jogar em seu navegador: Viagem para Terceira Idade aparecerão muitas páginas com sugestões e orientações.

Em uma viagem recente, conheci um casal de 60 anos cheios de vida! Eles viajam todos os anos e se organizam de uma forma muito peculiar:  viajam sempre fora da temporada, pesquisam e escolhem uma agência de viagens segura e parcelam em 12 suaves prestações. Quando termina uma conta, já estão com outra programada.

Para pessoas acima de 60 anos, o Ministério do Turismo mantém desde 2007, o Programa Viaja Mais Melhor Idade. O Programa objetiva incentivar o turismo para essa população. Conseguem descontos de até 70% e os pacotes podem ser parcelados em até 48 vezes com juros reduzidos. Para saber mais pesquise no site: www.viajamais.gov.br.

Mas para que você possa fazer da sua viagem um momento terapêutico, queria que pensasse comigo:

O bom da viagem é quando ela nos proporciona prazer Antes, Durante e Depois, mas para isso nós precisamos estar atentos à algumas regras bem básicas:

  • Programe sua viagem com antecedência! Cuide e organize as suas coisas com prazer! Curta essa espera!
  • Durante a viagem mantenha seu bom humor! Você já viajou com alguém que, cansado, fica chato e reclama de tudo? Terá boas recordações dos lugares em que esteve? Você não quer ser um desses, quer?
  • Tire fotos, traga lembranças. Reveja as fotos. Relembre os lugares. Pense em como você é afortunada(o) em ter estado nesse lugar!

O encanto de uma cidade não está necessariamente no que ela quer mostrar aos turistas, mas no que ela é, com suas ruas, seu povo, seus costumes e sua comida.

Pesquise o lugar onde estiver, converse com as pessoas. Interaja com o meio ambiente!

Perceba como o mundo é vasto e como há muito a ser vivido!

Se você tem relato de viagem com fotos e quiser ver publicado, entre em contato conosco através da nossa Página do facebook!

 Para saber mais, acesse:

Programa Viaja Mais Melhor Idade

 Foto: Por do Sol na Praia do Jacaré – Por Vankfire

Talvez você também goste...

Deixe uma resposta